Ação, em Rio Verde, consta do rol de atividades comemorativas dos 70 anos da SRTE/GO
Goiás, 25/03/2010 - Sindicalistas, profissionais liberais e estudantes de cursos técnicos de segurança do trabalho acompanharam atentamente a palestra 'Segurança e Saúde no Trabalho: 70 anos de proteção à vida', proferida esta terça-feira (23), pelo auditor fiscal e médico do Trabalho, Jeferson Seidler. A exposição, realizada em Rio Verde - município do sudoeste goiano, faz parte do rol de atividades organizadas em comemoração aos 70 anos da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO).
O palestrante apresentou ao público fatos históricos mostrando que a preocupação sobre segurança e saúde no trabalho remonta à Antiguidade. Jeferson citou a descoberta de doenças que acometiam apenas algumas categorias de trabalhadores, o que provocava estudos sobre causas e formas de evitá-las.
Ele citou episódios importantes para o reconhecimento da importância de se valorizar o trabalho seguro e saudável. Um deles foi o Tratado de Paz da Organização Internacional do Trabalho, em 1919, após a 1ª Guerra Mundial, que visava a manutenção da paz e o equilíbrio mundial a partir de melhores condições de trabalho. Ele destacou ainda a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. "A questão de segurança e saúde não é típica dos direitos trabalhistas, mas é uma questão de direitos humanos", afirmou.
O projeto 'Trabalho Decente', desenvolvido pela SRTE/GO desde 2008 e que leva orientações a empregadores e trabalhadores sobre direitos trabalhistas e normas de segurança e saúde e a importância da construção de uma cultura de respeito nas relações de trabalho, também foram assuntos levantados por Seidler , durante a palestra.
Ascom - SRTE/GO