Vinte e três trabalhadores serão beneficiados pela Bolsa-Qualificação até a reabertura das lojas do shopping Total, destruído por um incêndio em 20 de julho deste ano.
Porto Alegre, 11/10/2007 - Iniciaram esta semana as aulas de qualificação profissional dos trabalhadores do setor E, do Shopping Total, de Porto Alegre (RS) que teve suas instalações destruídas por um incêndio na noite do dia 20 de julho deste ano. Vinte e três trabalhadores serão beneficiados pela Bolsa-Qualificação, enquanto que as lojas em que trabalham não são reabertas. Conforme a Resolução 200 do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, em situações como essa, é possível que se suspenda temporariamente os contratos de trabalho e que nesse período os trabalhadores sejam qualificados e recebam uma bolsa que varia entre R$ 380,00 e R$ 710,00.
"A Bolsa-Qualificação foi uma alternativa para se evitar mais demissões e prejuízos aos trabalhadores e lojistas", destaca o delegado Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul, Heron de Oliveira. Ele salienta ainda que essa é a primeira vez que se aplica essa Resolução no Estado .
Grávida de 8 meses, Clarissa Fossa Pinto, gerente de uma das lojas destruídas pelo fogo e beneficiada pela Bolsa-Qualificação, diz que se sente mais tranqüila com a alternativa encontrada. "A dona da loja foi compreensiva comigo, mas eu sei dos prejuízos que ela teve com a mercadoria destruída. Dessa forma, ela também terá um tempo para se recuperar dessa situação difícil", fala Clarissa.
O curso está sendo executado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), têm carga horária de 100 horas e terminará no início de dezembro. A primeira parcela da bolsa já está disponível nas Agências da Caixa Econômica Federal, os recursos para o seu pagamento são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Ministério do Trabalho e Emprego.
A solução para esses trabalhadores foi firmada através de Acordo Coletivo na Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (DRT-RS) e teve a participação dos auditores fiscais do trabalho, Sindicato dos lojistas de Porto Alegre e do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre.
Assessoria de Imprensa da DRT/RS
Telefone: (51) 3211-1250