Mais de dez milhões de trabalhadores já receberam este ano benefício de um salário-mínimo (R$ 380) referente ao ano de 2006
Brasília, 09/11/2007 - Tem início nesta sexta-feira (9), o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) para os trabalhadores nascidos no mês de outubro. Desde o mês de julho, início do calendário ano-base 2006, até o final de outubro, 10,4 milhões de trabalhadores e servidores já receberam o benefício do PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep), representando a inserção de R$ 3,8 bilhões para a renda dos brasileiros de baixa renda. No total, 13,9 milhões de brasileiros têm direito ao abono de um salário-mínimo em todo o país (veja tabelas).
Criado para complementar a remuneração dos trabalhadores de baixa renda, o abono salarial é o pagamento de um salário-mínimo anual ao trabalhador ou servidor que esteja cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos (até 2002); tenha trabalhado com carteira assinada ou sido nomeado efetivamente em cargo público durante pelo menos 30 dias no ano-base (2006) por empregadores contribuintes do PIS/Pasep (cadastrados no CNPJ); e que recebeu em média até dois salários-mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado (2006).
O calendário teve início em julho deste ano e termina em junho de 2008. O trabalhador que tem direito ao PIS pode fazer o saque na Caixa Econômica Federal e o do Pasep, no Banco do Brasil. Os beneficiários do abono são identificados pela RAIS, declarada anualmente pela empresas. Os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 6879/6537 - acs@mte.gov.br