Brasília, 10/08/2012 - Nesta sexta-feira (10) os 12 grupos temáticos da I Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente (I CNETD) se uniram em quatro grandes grupos (Princípios e Direitos; Proteção Social; Trabalho e Emprego; e Diálogo Social), para definir as propostas a serem avaliadas na Plenária Final, que será realizada no sábado (11).
As proposições incluídas no texto final formarão a base da Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente.
O coordenador-geral da conferência, Mario dos Santos Barbosa, explicou que, pela complexidade dos temas tratados na conferência, os grupos estão funcionando em ritmos diferenciados, mas que até o final do dia as propostas estarão organizadas para serem apreciadas na plenária. Ele informou que na quinta-feira três grupos conseguiram concluir os trabalhos e chegaram a propostas consensuais ao passo que outros grupos avançaram pouco, fazendo com que um volume grande de propostas esteja sendo tratado nas plenárias por eixo.
As propostas analisadas nesses dois dias de reuniões entre as bancadas de trabalhadores, empregadores, governo e sociedade civil reafirmam o diálogo que se refletiu no consenso alcançado nos grupos de trabalho da CNETD. “A questão mais importante a se destacar é que a conferência está reafirmando um processo, que começou nos estados e nos municípios, de um amplo e profundo debate sobre as questões do mundo do trabalho. A expectativa é que teremos um bom resultado”, afirmou Barbosa.