Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Trabalho decente será prioridade em grandes eventos

CEI ratifica criação do Subcomitê de Promoção do Trabalho Decente nos Grandes Eventos, com foco na Copa 2014 e Jogos Olimpicos 2016

Brasília 27/09/2013 – Em reunião realizada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na quinta-feira (26), integrantes do Comitê Executivo Interministerial (CEI) da Agenda Nacional do Trabalho Decente (ANTD) e representantes dos Ministérios do Esporte e do Turismo ratificaram a proposta de criação do Subcomitê de Promoção do Trabalho Decente nos Grandes Eventos.
 
O Subcomitê tem como finalidade coordenar e desenvolver políticas públicas relacionadas ao trabalho, emprego e proteção social, de modo a incorporar o conceito de trabalho decente na realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.
 
Um dos trabalhos em desenvolvimento no Subcomitê é a elaboração da Carta Compromisso que vai orientar a adesão de empresas, governos, representações sindicais e instituições organizadoras que possibilite a contratação, formação e qualificação profissional de trabalhadores, promoção da saúde e segurança no trabalho e condições de trabalho decente. Em grandes eventos.
 
Temas transversais – Outra incumbência importante do Subcomitê é articular ações interministeriais com a finalidade de prevenir e combater o trabalho infantil, a exploração sexual de crianças e adolescentes, o trabalho escravo e o tráfico de pessoas, além de promover a inclusão de pessoas com deficiência, jovens, mulheres e negros no mercado de trabalho. 
 
A primeira ação prevista é o lançamento de uma campanha de promoção do trabalho decente nas cidades-sede da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos durante o primeiro Seminário Regional sobre Trabalho Decente, que vai ocorrer no dia 7 de outubro, em Brasília.
 
Para o assessor especial do MTE, Mário Barbosa, ações públicas em prol do trabalho decente, nos vários níveis, seja federal, estadual ou municípal “não competem entre si; ao contrário, elas se complementam”. Segundo Barbosa, além das ações para prevenir a ocorrência de problemas, “os eventos da Copa e Olimpíadas devem ser vistos como oportunidades para construção de um legado positivo, também no que se refere a trabalho, emprego e proteção social,” disse.
 
O Comitê Executivo Interministerial (CEI), criado em 2009, conta com a participação de 18 ministérios e tem como função assegurar a implementação do conceito de trabalho decente nos vários programas e ações que são desenvolvidos pelo governo. Entre suas atribuições está a criação de subcomitês temáticos. Desde sua implantação, já foram criados os subcomitês de Juventude, de Igualdade Racial, de Gênero e de Pessoas com Deficiência.
 
 
Assessoria de Comunicação Social/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537
 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas