Trabalho e Emprego: Cuba busca experiências de sucesso no Brasil
Durante visita à Ilha, ministro Manoel Dias criou grupo de trabalho para compartilhar ações nas áreas de fiscalização, seguro-desemprego e informações estratégicas nos dois países
Brasília, 30/06/2015 - “Cuba trilhou o seu próprio caminho e, hoje, serve de exemplo em diversas áreas para o mundo, como na educação. A retomada das relações com os Estados Unidos representa um novo momento para a ilha. Nesse sentido, o Brasil está atuando para ser um parceiro estratégico.” A afirmação é do ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Manoel Dias, e foi feita durante conversa com Margarita González Fernández, ministra do Trabalho e Previdência Social de Cuba, no jantar oferecido à delegação brasileira na noite da segunda (29), em Havana, na Casa de Protocolo do governo cubano.
O jantar foi um desdobramento do encontro que Manoel Dias manteve pela manhã na sede do Ministério do Trabalho de Cuba, onde ficou acertado que, de imediato, será constituído um grupo de trabalho integrado por funcionários dos dois países. Pelo lado cubano, uma das prioridades será conhecer melhor o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Brasil e a produção de informações estratégicas para o setor; a fiscalização eletrônica das leis trabalhistas brasileiras e a experiência acumulada no Brasil sobre a concessão do seguro-desemprego. Segundo a ministra cubana, estes são temas que preocupam o governo de Havana diante da abertura econômica que está em andamento no país, tendo em vista a necessidade de preservar o que definiu como “conquistas” do trabalhador cubano, que tem assegurados na legislação direitos fundamentais como o acesso à educação, ao treinamento profissional e à aposentadoria ao final de sua vida ativa.
Também participaram do jantar Marta Elena Feitó Cabrera, primeira vice-ministra do Trabalho; as vice-ministras Zamira Marín Triana e Maria Molina Gutiérrez; Maria Dolores Fonseca, diretora geral do Escritório Nacional de Inspeção do Trabalho; Idalmys Álvarez Mendive, subdiretora de Emprego; e Miriam Lau, diretora de Relações Internacionais e Comunicação social do Ministério do Trabalho de Cuba. Pelo Brasil, além de Dias, estiveram presentes o embaixador brasileiro em Cuba, Cesário Melantonio Filho; o ouvidor-geral do Ministério do Trabalho, Luiz Martins; a assessora internacional Raquel Carvalho; a prefeita de Bombinhas (SC), Ana Paula da Silva, e o assessor especial do Ministério, Osvaldo Maneschy.
Hoje, a delegação brasileira se desloca pela manhã para o porto de Mariel, que foi construído pelo Brasil e se tornou estratégico para Cuba.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 20312430 – ACS@mte.gov.br