Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Trabalho infantil e educação é pauta de seminário em Pernambuco

Discussão coincide com o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho

Recife, 10/06/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE) promove o III Seminário sobre Trabalho Infantil com Educação x Trabalho. O encontro será nesta quinta-feira, 12 de junho, Dia Mundial e Nacional do Combate ao Trabalho Infantil, das 9h às 13h, no auditório da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), na Avenida Recife, 6205, Jardim São Paulo.

O evento faz parte da agenda do estado em relação à problemática do trabalho infantil em parceria com instituições integrantes do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil no Estado (FEPETIPE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O tema 'Educação: Direito Humano da Criança e do Adolescente' será complementado com apresentação do resultado da pesquisa Escola e Trabalho de Crianças e Jovens do Campo no Estado - Realidade e Proposições na visão de Educadores, Pais, Jovens e Movimentos sociais. Além disso, os palestrantes farão uma análise da série histórica do trabalho infantil no período de 1993 a 2006, a apresentação de  Nanci Lourenço, auditora do trabalho da SRTE/PE.

De acordo com a da Pesquisa Nacional por Mostra de Domicílios (PNAD) de 2006, o número de crianças e adolescentes que se acidentaram trabalhando foi de 273.000.  No Nordeste, foram 142.000 crianças vítimas de acidentes ou doenças em função do trabalho.

"O resultado é preocupante, se compararmos o número de vítimas até 17 anos com a dos trabalhadores maiores de 18 anos. O que comprova que o trabalho precoce é em si uma atividade de risco. A própria condição da pessoa em desenvolvimento torna a criança e o adolescente mais vulnerável aos riscos do trabalho", resume.

Em Pernambuco, conforme a PNAD, foram encontrados trabalhando 129.640 crianças na faixa etária de 10 a 14 anos, destes, 63,24% no campo e 36,76% desenvolvendo atividades consideradas urbanas. Em relação ao Brasil, a participação do estado é de 7,52%, ficando na quarta posição no ranking do trabalho infantil.

O seminário tem como objetivo reforçar o que já foi conquistado no cenário do trabalho infantil e criar ações futuras que transformem a realidade das crianças e adolescentes. Na oportunidade, o Ministério Público do Trabalho fará a entrega do prêmio do concurso Boas Práticas na Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil, que visa premiar as experiências desenvolvidas no Estado em prol dos direitos das crianças e adolescentes em situações de trabalho.


Assessoria de Imprensa da SRTE/PE






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas