Sindicalistas e profissionais da área de Saúde e Segurança no Trabalho debatem estratégias para minimizar consequências do trabalho
São Paulo, 07/05/2009 - A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) promove no dia 27 de maio o seminário 'O processo de intensificação do trabalho sob diferentes olhares', sobre estratégias para a minimização dos efeitos da intensificação do trabalho por meio de políticas públicas e ações nos locais de trabalho. O evento acontece a partir das 9h no auditório Edson Hatem, Centro Técnico Nacional da Fundacentro (Rua Capote Valente, 710 - 3º andar - Jardim América - São Paulo).
Na ocasião, será abordada a relação entre a intensidade do trabalho e os agravos à saúde dos trabalhadores de uma maneira multidisciplinar, recorrendo à sociologia, economia, engenharia de produção, ergonomia e psicodinâmica do trabalho. A idéia é apresentar e discutir estudos de caso em diferentes setores da economia, como Agroindústria, Indústria e Serviços.
O seminário é organizado pelo ergonomista da Fundacentro (RJ) José Marçal Jackson Filho e pela pesquisadora da Fundacentro (SP) Thaís Helena de Carvalho Barreira. O evento reunirá pesquisadores das universidades de São Paulo, Estadual de Campinas e federais de Minas Gerais, São Carlos, Rio de Janeiro.