Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Trabalho juvenil é tema de seminário

Encontro técnico deu início a uma série de atividades que irá compor estudo proposto pela OCDE para fomentar emprego para jovens

Brasilia, 20/11/2012 – A fim de promover a troca de informações sobre o mercado de trabalho juvenil, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizaram nesta terça-feira (20), em Brasília, o seminário Transição da Escola ao Trabalho: Experiência brasileira em relação a outras economias emergentes e membros da OCDE.

O secretário executivo do MTE, Marcelo Aguiar, participou da abertura do encontro, realizado na sede do MTE, que deu inicio a uma série de atividades que irão compor um estudo, cujo objetivo é assistir aos técnicos brasileiros na identificação das principais questões e possíveis respostas políticas para a melhoria do mercado de trabalho para a juventude.

Para o assessor especial para Assuntos Internacionais do MTE, Mario Barbosa, o projeto desempenhará importante papel, servindo de intercâmbio de informações entre o Brasil e outros países que já foram examinados pela OCDE sobre as melhores práticas para ajudar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho. “O vice-diretor do Diretório de Emprego, Trabalho e Assuntos Sociais da OCDE apresentou, em 2011, uma proposta de análise do mercado de trabalho dos jovens nas economias emergentes. E em 2012, durante a 3ª Reunião de Ministros do Trabalho e Emprego do G-20, em Guadalajara, México, o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, e o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, ratificaram o interesse em desenvolver o estudo”, destacou.

Participaram da reunião representantes do MTE, da OCDE e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tiveram a oportunidade de expor suas posições sobre a transição escola-trabalho.

Entrevistas - Com a realização do seminário, o próximo passo, agora, é que as equipes técnicas façam entrevistas com áreas diretamente envolvidas com a questão do jovem, dentre elas os ministérios da Educação; do Desenvolvimento Social; e da Previdência Social;  Ipea, Secretaria Geral da Presidência e representantes de empregadores, trabalhadores e sociedade civil.


A expectativa é de que, em junho de 2013, a equipe da OCDE apresente o projeto de relatório sobre a situação do mercado de trabalho dos jovens no Brasil, identificando os obstáculos que eles enfrentam na transição da escola ao trabalho.


E, no segundo seminário, a ser realizado em julho do próximo ano, no Brasil, a OCDE apresente relatório preliminar com o objetivo de discutir as principais conclusões e resultados das ações realizadas com as partes brasileiras interessadas. A publicação do relatório final está prevista para setembro de 2013.

Assessoria de Imprensa do MTE

(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas