Resultado de abril foi o maior entre os estados da Região Norte; obras de Santo Antonio e Jirau contribuíram para os 2.074 novos postos
Brasília, 18/05/2009 - A construção das hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, já influenciam a geração de empregos com registro em carteira na região. Em abril foram criados 2.074 novos empregos no estado, crescimento de 1,21%, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
O resultado foi recorde na série histórica do Caged para o Estado e período e a maior geração de emprego entre os estados da Região Norte. Entre janeiro e abril, o saldo alcança 6.031 postos de trabalho, sendo também o melhor desempenho para a série histórica e para Região Norte. Em doze meses, sobe para 9.084 o número de empregos, a maior geração da região com crescimento de 5,53%.
A Construção Civil foi responsável pela abertura de 1.326 vagas em abril, confirmando trajetória de crescimento. Em março, o setor contribuiu com outras 1.039. "É um dos setores onde o crescimento continuará em Rondônia, por conta da construção das usinas. Os investimentos do programa de habitação do governo federal estão levando otimismo no setor", destacou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, sobre o impacto do setor em todo pais.
O comércio e o setor de serviços contribuíram juntos com 581 empregos no mês. A única retração ocorreu na agropecuária, com 67 baixas.
Evolução do emprego - Entre os municípios de Rondônia com mais de 30 mil habitantes, a abertura de postos de trabalho com registro em carteira foi maior em Porto Velho (1.879). Pimenta Bueno e Ji-Paraná vem na seqüência, com 103 e 60 cada.
Caged - Em todo o país foram criados 106.205 novos postos trabalho em abril. O resultado do quarto mês do ano representou crescimento de 0,33% em relação ao estoque de março, sendo o melhor resultado mensal de 2009 e o terceiro mês consecutivo de expansão na empregabilidade formal.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br