Evento é aberto ao público e acontece este domingo (27), Dia do Trabalhador Doméstico
Macapá, 22/04/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Amapá (SRTE/AP) e a Secretaria Extraordinária de Políticas Para as Mulheres (SEPM) promoverão o seminário Valorização e Fortalecimento do Trabalhador Doméstico no próximo dia 27/04, às 8 horas, no Centro de Educação Profissional do Amapá (CEPA). O evento, que será aberto ao público, discutirá a importância dos trabalhadores domésticos no mercado de trabalho e pretende esclarecer aos trabalhadores e à sociedade a Legislação Trabalhista do Trabalhador Doméstico e dos novos direitos garantidos pela Lei nº 11.324; além de chamar atenção para a formalização do trabalho doméstico.
A SRTE apresentará, ainda, os serviços prestados pela Superintendência do Amapá a estes profissionais. O seminário contará com a participação da servidora Marisol Maximim, da SERET/SRTE, que ministrará palestra a cerca do assunto.
Serão disponbilizadas 100 vagas para o público. No dia, será feito um credenciamento, por ordem de chegada.
História - O dia 27 de abril celebra a profissão dos trabalhadores domésticos em homenagem a Santa Zita, padroeira da classe. Zita que faleceu em 1218, na Itália, aos 60 anos, desde jovem teve de sair de casa para ajudar com as despesas da família, momento em que começou a trabalhar como doméstica para terceiros. Após sua morte, Pio XII proclamou-a a padroeira das empregadas domésticas do mundo inteiro.
O Centro de Educação Profissional do Amapá (CEPA) localiza-se na avenida Maria Quitéria, 316, Buritizal.
Assessoria de Imprensa da SRTE/AP