Em encontro no Ministério do Trabalho, representantes dos dois países estreitam relações e trocam experiências nas áreas de inspeção, negociação coletiva e geração de vagas
Foto: Renato Alves
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Secretário-executivo do MTE, André Figueiredo, recebe a vice-ministra do Trabalho do Canadá, Hélene Gosselin
Brasília, 04/03/2009 - Brasil e Canadá dão mais uma passo na troca de experiências nas áreas de relações e inspeção do trabalho e geração de emprego e renda. Nesta quarta-feira (4), o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego no Brasil, André Figueiredo, recebeu a colega da pasta canadense, Hélene Gosselin. A reunião é uma continuação do primeiro encontro que aconteceu em 2007 na Argentina, quando os dois países assinaram um memorando de entendimento com objetivo de reforçar e intensificar as relações de cooperação.
No ano passado, foi firmado um Plano de Trabalho - que incluiu a Argentina no processo - no qual a partes se comprometeram a encontrar-se duas vezes ao ano, tendo como foco principal a discussão de temas como negociação coletiva, inspeção laboral e qualificação profissional. O memorando vigorará por três anos.
Outros temas mais específicos como as relações sindicais, saúde e segurança do trabalhador e promoção do trabalho decente serão discutidos em seminário que deve acontecer no segundo semestre deste ano no Canadá.
O secretário-executivo do MTE afirmou que a parceria trará bons resultados para os dois países e que, apesar de possuírem legislação trabalhista diferentes, ambos estão empenhados em continuar gerando emprego e renda para os trabalhadores diante da crise financeira.
A vice-ministra do Canadá elogiou os projetos executados pelo governo brasileiro e avaliou que o país possui um forte mercado interno, que contribui para amenizar os efeitos da crise financeira mundial.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br