A partir da competência 03/2005 estão disponíveis na Base de Dados de Séries Históricas do MTE informações do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) organizadas em séries por UF e Município (separados por UF), no portfólio POPULAÇÃO.
O IDH foi criado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) com objetivo de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita - também disponível na Base do MTE - que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.
Além de computar o PIB per capita, depois de corrigi-lo pelo poder de compra da moeda de cada país, o IDH também leva em conta dois outros componentes: a longevidade e a educação. Para aferir a longevidade, o indicador utiliza números de expectativa de vida ao nascer. O item educação é avaliado pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino. A renda é mensurada pelo PIB per capita, em dólar PPC (paridade do poder de compra, que elimina as diferenças de custo de vida entre os países). Essas três dimensões têm a mesma importância no índice, que varia de zero a um. Estas e outras informações do IDH podem ser obtidas no endereço http://www.pnud.org.br/idh.
Mais informações sobre o Programa de Disseminação podem ser obtidas no web site do Ministério do Trabalho e Emprego (PDET) na Internet. Para esclarecimentos adicionais, deve-se fazer contato com a unidade de atendimento (pelo menu "APOIO AO USUÁRIO") de sua região ou enviar mensagem para cget.sppe@mte.gov.br.