O Ministério do Trabalho e Emprego, no âmbito do Programa de Disseminação de Estatísticas de Trabalho, oferece à comunidade usuária uma base de dados em CD-ROM com informações estatísticas de diferentes fontes relacionadas ao Mercado de Trabalho brasileiro e a temas correlatos. Este acervo é atualizado mensalmente e tem como objetivo subsidiar o acompanhamento do Mercado de Trabalho - em termos conjunturais e de longo prazo - sem a utilização de aplicativos estatísticos mais complexos.
O acervo disponível está integrado a um aplicativo - o SGT Séries - que permite, de forma fácil e intuitiva, a construção de tabelas com diferentes cruzamentos, além da apresentação dos resultados em gráficos e mapas temáticos, apoiando a realização de estudos comparativos e projeções.
O conteúdo da Base de Séries Históricas do MTE está organizado nos seguintes temas:
POPULAÇÃO
- Censo 1991 e 2000, Contagem Populacional 1996 e Estimativas Populacionais
- PIA: PED, PME e PNAD
- PEA: PED, PME e PNAD
- População residente: PNAD
DESOCUPADOS
- PED, PME e PNAD
ECONOMIA
- Dólar
- Inflação: ICV, IGP, INPC, IPC, IPCA
- PIB: valores correntes e per capita
- Salário Mínimo nominal e real
EMPREGO
- Admissões, desligamentos e variação do emprego: CAGED
- Emprego em 31/12: RAIS
OCUPADOS
- Ocupados: PED, PME e PNAD
REMUNERAÇÃO
- Remuneração média: RAIS
- Massa Salarial: RAIS
- Remuneração média: PNAD
- Remuneração média: PME
- Remuneração média: PED
Conforme a abrangência das fontes, as séries históricas podem ter dimensão geográfica (Município, Região Metropolitana, UF), setorial (setor ou ramo de atividade econômica) e individual (gênero, faixa etária, grau de instrução, posição na ocupação e tipo de vínculo).
Para a obtenção do produto, deve-se enviar solicitação para a Coordenação Geral de Estatísticas do Trabalho do MTE - CGET - no endereço eletrônico cget.sppe@mte.gov.br. Mais informações sobre o Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho - PDET - podem ser obtidas na Internet (http://portal.mte.gov.br/portal-pdet/). Para esclarecimentos adicionais, recomenda-se fazer contato com a unidade de atendimento de sua região ou enviar mensagem para a CGET no endereço eletrônico acima citado.