A partir de dezembro de 2004 o CD-ROM das Bases RAIS 2003 – versão definitiva – está disponível para os usuários do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho, contendo as bases de Trabalhadores (RAIS2003) e de Estabelecimentos (ESTB2003).
Na estrutura das bases da RAIS/2003 foram realizadas atualizações nas categorias das variáveis NATUR JUR (Natureza Jurídica), CAUSA DESLI (Causa do desligamento) e TP VINCULO (Tipo de vínculo). Entretanto, a principal diferença em relação às bases RAIS/2002 está associada às informações ocupacionais, agora disponibilizadas segundo a Classificação Brasileira de Ocupações da CBO 2002, em substituição à classificação anterior publicada em 1994, conforme Portaria nº 397, de 09 de outubro de 2002. Assim, recomenda-se cautela no uso das informações em nível ocupacional.
Juntamente com a RAIS/2003, está disponível a nova versão do SGT micro – versão 7.0. A nova versão do SGT micro contempla evoluções da interface do produto, novas funcionalidades e mudança na identidade visual (com utilização de novos componentes). A nova versão substituirá a versão 6.0, contendo diferenças estruturais que possibilitam a implementação de sugestões e/ou acertos até então não possíveis de serem atendidas.
Para instalação do SGT micro 7.0, deve ser executado o programa INSTALA.EXE, residente no CD do SGT micro. Após a instalação do SGT micro 7.0, as bases de dados RAIS/2003 devem ser habilitadas. Para habilitação do uso da RAIS 2003, deve ser executado o programa 'HABILI70.EXE', residente no CD da RAIS/2003.
Informações sobre a RAIS, a CBO/2002 e sobre o Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho – PDET – podem ser obtidas no web site do Ministério do Trabalho e Emprego (PDET) na Internet. Para esclarecimentos adicionais, deve-se fazer contato com a unidade de atendimento (pelo menu "APOIO AO USUÁRIO") de sua região ou enviar mensagem para cget.sppe@mte.gov.br.