O Ministério do Trabalho e Emprego, com vistas a complementar as informações contidas na Nota Técnica MTE 082/2011, de 18 de janeiro de 2011, e diante do objetivo de retratar com maior fidedignidade a realidade do mercado de trabalho formal celetista, passa, a partir da competência janeiro de 2011, a divulgar duas séries de emprego com base no CAGED, uma com ajustes que considera as declarações entregues fora do prazo e outra sem os ajustes, buscando não interromper a série histórica, amplamente utilizada pelos pesquisadores da área do trabalho.
As informações da Série Ajustada referem-se ao comportamento do emprego nos últimos anos, disponibilizadas segundo recortes geográfico e setorial e estarão disponíveis no conjunto das tabelas que acompanham os dados de divulgação do CAGED e, em forma de tabelas predefinidas, os dados dos ajustes, também com recortes geográfico e setorial.
O MTE produzirá, portanto, as duas séries, viabilizando o cálculo de duas modalidades do índice de emprego. A Série Ajustada foi construída incorporando aos dados da série original as informações declaradas fora do prazo.
A Série Ajustada será revista mensalmente, considerando as informações declaradas fora do prazo relativas aos últimos doze meses. Assim, no mês de janeiro do ano 2011, as informações que integrarão o índice com ajuste compreendem os meses de janeiro a dezembro de 2010. Esclarecemos que esse procedimento passa a vigorar a partir da competência janeiro de 2011 e, portanto, os dados divulgados relativos ao ano de 2010 são passíveis de ajustes. Os anos anteriores a 2010 contemplarão todas as declarações entregues fora do prazo, relativas aos respectivos anos, e não sofrerão alterações.
Reiteramos que a RAIS e o CAGED são registros administrativos, criados com objetivos distintos, e não necessariamente todas as informações declaradas com atraso no CAGED irão constar na RAIS e vice versa, em razão da existência de estabelecimentos omissos, cuja ausência de declarações impacta ambos os registros. Esse procedimento visa aproximar os resultados divulgados de geração de empregos obtidos a partir da RAIS e do CAGED, considerando apenas o universo de empregos celetistas.
Mais informacoes sobre os Registros Administrativos e o Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho - PDET - podem ser obtidas na Internet, no endereço http://portal.mte.gov.br/portal-pdet/. Para esclarecimentos adicionais, recomenda-se fazer contato com a unidade de atendimento de sua região ou enviar mensagem para a CGET no endereço eletrônico cget.sppe@mte.gov.br
O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Coordenação Geral de Estatísticas do Trabalho (CGET), mantém uma comunidade que trata de questões relacionadas ao Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET) e assuntos relacionados ao Mercado de Trabalho em nível nacional. Para ingressar na comunidade "BasesMTE" envie uma mensagem eletrônica para basesmte-subscribe@yahoogrupos.com.br .