Variáveis Dinâmicas são aquelas que não existem originalmente no dicionário de dados do arquivo SGT, mas que podem ser criadas durante a especificação de uma tabulação. Uma Variável Dinâmica pode ser criada a partir de uma variável categórica ou de conteúdo. Toda vez que uma Variável Dinâmica é criada, ela é automaticamente cadastrada no dicionário de dados, passando a constar na lista das variáveis disponíveis, possibilitando sua utilização posterior.
Após sua criação, é possível exportar a variável para outras bases de dados que também contenham a variável original correspondente.
Para criar uma Variável Dinâmica, os seguintes passos devem ser seguidos:
- Executar o SGT micro e selecionar a base de dados para tabulação;
- Na tela 'Parâmetros de Seleção', escolher o ícone Variável Dinâmica;
- Na tela de criação da Variável Dinâmica, escolher a opção NORMAL;
- A seguir, definir o nome da variável, sua descrição e a respectiva variável original;
- Na seqüência, definir o nome e a descrição de cada categoria da variável, com seleção das categorias originais para cada categoria criada;
- Escolher INCLUIR, e repetir o procedimento para todas as categorias.
É sugerida a criação de Variáveis Dinâmicas em casos de utilização de faixas diferentes das disponíveis nas bases de dados (por exemplo: FX ETARIA ESP - Faixa etária especial, criada a partir da variável categórica FX ETARIA ou da variável de conteúdo IDADE) ou em casos de regionalizações geográficas especiais (por exemplo: REG ADM RJ - região administrativa do Rio de Janeiro, criada a partir da variável MUN RJ).
Informações sobre o Programa de Disseminação podem ser obtidas no web site do Ministério do Trabalho e Emprego (PDET) na Internet. Para esclarecimentos adicionais, deve-se fazer contato com a unidade de atendimento (pelo menu "APOIO AO USUÁRIO") de sua região ou enviar mensagem para cget.sppe@mte.gov.br.