A partir da competência 07/2001, a base CAGED Estimativas (CAGEDEST) substituiu a base CAGED/Módulo II (MODII) para fins estatísticos. A medida teve como objetivo eliminar a compatibilização entre os módulos I e II do CAGED pelo usuário, antes necessária devido às diferenças existentes entre os dois módulos(ver notas técnicas 001/1996, 017/1998 e 034/2000).
A base CAGEDEST possui praticamente as mesmas variáveis da base MODII e é gerada a partir da comparação entre os microdados das declarações dos módulos I e II por estabelecimento e tipo de movimento. Assim, é permitido o detalhamento de admissões e desligamentos segundo variáveis individuais (gênero, grau de instrução, faixa etária) e de vínculo (ocupação, faixa de remuneração, tempo de emprego), de forma compatível com as informações divulgadas pelo MTE nos níveis geográfico e setorial. A compatibilização em nível de microdado permite que a base possa ser utilizada com toda a flexibilidade de tabulação disponível para a antiga base MODII.
A base de dados CAGED Estimativas possui as seguintes diferenças em relação à base CAGED/Módulo II:
- Possui uma única variável de competência (COMPETENCIA), simplificando a seleção do período a ser considerado em uma tabulação.
- Considera as mesmas movimentações usadas para cálculo do Índice de Emprego do MTE, abrangendo declarações de estabelecimentos velhos e declarações da competência anterior recebidas em atraso, garantindo a compatibilidade com as informações divulgadas pelo MTE.
- Apresenta um pequeno aumento de freqüência na categoria IGNORADO das variáveis individuais e de vínculo (menos de 0,5%, em média), quando determinado movimento de admissão ou desligamento está registrado somente no Módulo I (neste caso, somente as características do estabelecimento, tais como nível geográfico e nível setorial, têm conteúdo válido).
Informações sobre o Programa de Disseminação podem ser obtidas no web site do Ministério do Trabalho e Emprego (PDET) na Internet. Para esclarecimentos adicionais, deve-se fazer contato com a unidade de atendimento (pelo menu "APOIO AO USUÁRIO") de sua região ou enviar mensagem para cget.sppe@mte.gov.br.