A partir de dezembro/2000 está disponível a versão 6.0 do produto SGT para todos os usuários do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho. A nova versão representa uma evolução tanto da arquitetura interna quanto da interação com os usuários, procurando preservar o padrão de interface e as funcionalidades existentes nas versões anteriores.
O SGT 6.0 pode ser instalado tanto em um micro isolado (stand alone) quanto em ambiente de rede (Windows 95/98, Windows NT / NT workstation). Dentre as melhorias do produto, destacam-se: seleção de variáveis de conteúdo por conjunto de valores; criação de variáveis dinâmicas pelos próprios usuários; seleção prévia de categorias de determinadas variáveis; apresentação de mapas temáticos e configuração de preferências (nomes para diretórios, apresentação de totais nos resultados, visualização de descrição ou nome de variáveis). A nova versão permite ainda que usuários especialistas em programação desenvolvam suas próprias aplicações de acesso às bases de dados SGT, como alternativa ou complemento ao uso do produto SGTmicro.
Antes da instalação do SGT 6.0 é recomendável a desinstalação do aplicativo Perfil do Módulo I (usar a seqüência: Iniciar / Programas / Perfil / Desinstalação). Depois, deve ser executado o programa INSTALA.EXE, residente no CD do SGTmicro.
Juntamente com a versão 6.0 do SGT está disponível o novo acervo das bases de dados em CD, com dicionário de dados revisado, melhorias no processo de habilitação e mudança de código e senha de acesso. O acervo é composto pela base RAIS (versões 1996, 1997 e 1998) e pelas bases mensais MODII e Perfil do Módulo I. Cada base recebida deve ser habilitada após a instalação do SGT 6.0, uma vez que os CD de versões anteriores das bases não poderão mais ser usados no novo ambiente (os CD antigos devem ser inutilizados). Para simplificar as habilitações, o programa HABILI60.EXE prevê a possibilidade de seleção de várias versões de uma base em uma única execução, evitando, por exemplo, a execução do programa para cada CD da RAIS individualmente. Adicionalmente, o código e a senha de acesso às bases de dados RAIS e MODII mudaram para MTE / MTE.
Após a instalação do SGT 6.0 e habilitação das bases, sugere-se a exclusão do diretório SGT 5.1. Detalhes sobre o SGT 6.0 e os respectivos procedimentos de instalação do produto e habilitação das bases de dados encontram-se no material para divulgação, disponível em formato hipertexto no CD das bases de dados (arquivo DOCUMENTACAO), ou no módulo de ajuda online do SGTmicro.
Informações sobre o Programa de Disseminação podem ser obtidas no web site do Ministério do Trabalho e Emprego (PDET) na Internet. Para esclarecimentos adicionais, deve-se fazer contato com a unidade de atendimento (pelo menu "APOIO AO USUÁRIO") de sua região ou enviar mensagem para cget.sppe@mte.gov.br.