A partir de dezembro/2000 está disponível o novo acervo das bases de dados RAIS em CD, produzido por ocasião da liberação da versão 6.0 da ferramenta SGTmicro para os usuários do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho. Este novo acervo está com o dicionário de dados revisado - com evolução das descrições de variáveis e categorias - e apresenta melhorias no processo de habilitação, além de mudança no código e na senha de acesso.
Quanto ao conteúdo, as bases RAIS de 1994 a 1998 não sofreram alterações em relação ao acervo anterior. Já para o período de 1985 a 1993, houve melhoria na qualidade das variáveis Município, Atividade Econômica e Ocupação, devido à realização de acertos de valores inválidos e não declarados, a partir da série histórica da RAIS e do Cadastro de Estabelecimentos Empregadores do MTE, com reflexo nas variáveis agregadas correspondentes.
Para apoio ao uso, está disponível no CD das bases RAIS toda a documentação do Programa de Disseminação. O material é apresentado em formato hipertexto e contém informações sobre os registros administrativos e as bases de dados RAIS e CAGED. Para leitura da documentação, basta abrir o arquivo DOCUMENTACAO disponível no CD em um browser de acesso a páginas HTML (MS Internet Explorer ou Netscape Navigator, por exemplo).
Adicionalmente, o código e a senha de acesso às bases de dados RAIS (Trabalhadores) e ESTB (Estabelecimentos) passaram a ser MTE / MTE.
As novas versões das bases RAIS somente podem ser utilizadas após a instalação do SGT micro 6.0 e da execução do procedimento de habilitação residente no CD das bases (HABILI60.EXE). Várias bases podem ser selecionadas em uma única habilitação, evitando a execução do procedimento para cada CD individualmente. Cabe salientar que os CD de versões anteriores das bases não poderão mais ser utilizados no SGT 60, devendo ser inutilizados.
Informações sobre o Programa de Disseminação podem ser obtidas no web site do Ministério do Trabalho e Emprego (PDET) na Internet. Para esclarecimentos adicionais, deve-se fazer contato com a unidade de atendimento (pelo menu "APOIO AO USUÁRIO") de sua região ou enviar mensagem para cget.sppe@mte.gov.br.