O X-OLAP oferece duas alternativas para utilização dos mapas temáticos: na especificação da tabulação; e na visualização das informações das bases de dados. Em ambos os casos, o acesso aos mapas está relacionado às variáveis geográficas (MUN POR UF, MUNICIPIO, UF, entre outras), conforme se segue:
a) na especificação de tabelas:
- Acessar no Menu Configurações / Preferências;
- Na aba Diálogos, marcar a opção "Seleção de categorias com mapas associados";
- Ao selecionar a variável geográfica, a seleção irá aparecer no mapa correspondente.
b) na visualização dos resultados:
- Dimensionar a variável geográfica na linha, selecionando as categorias para estudo ou utilizando todas;
- Na visualização de resultados, selecionar o conteúdo das células (exceto a linha de Total);
- Clicar no ícone "Exibir Mapas" ou pelo Menu "Dados/Mapa";
- No mapa apresentado, as categorias de maior freqüência são destacadas com cores mais fortes (maior intensidade), permitindo a fácil identificação das áreas de maior concentração. Estão disponíveis ainda os seguintes recursos de visualização dos mapas:
- Imprimir o mapa;
- Salvar o mapa como imagem;
- Editar o mapa;
- Mostrar / Inibir a legenda;
- Mostrar / Inibir eixo;
- Apresentar mapa por intervalos diferentes (grupos), conforme abaixo:
- Intervalo Constante: o X-OLAP calcula a diferença entre o maior e o menor valor do conjunto. A diferença obtida é dividida pelo número de intervalos desejados e o valor obtido define o tamanho de cada intervalo.
- Observações Iguais: o X-OLAP procura colocar o mesmo número de valores em cada intervalo. Os grupos são preenchidos a partir dos valores ordenados. Os valores adicionais são incluídos nos primeiros grupos.
- Desvio Padrão: o X-OLAP coloca os valores segundo uma quantidade de "Desvio Padrão". O tamanho de cada intervalo é definido pela diferença entre a média e a quantidade de desvios escolhidos.
- Definido pelo Usuário.
Informações sobre o Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho - PDET - podem ser obtidas na Internet, no endereço http://piraputanga.mte.br/portal-pdet. Para esclarecimentos adicionais, recomenda-se fazer contato com a unidade de atendimento de sua região ou enviar mensagem para a CGET no endereço eletrônico cget.sppe@mte.gov.br.
O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Coordenação Geral de Estatísticas do Trabalho (CGET), mantém uma comunidade que trata de questões relacionadas ao Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET) e assuntos relacionados ao Mercado de Trabalho em nível nacional. Para ingressar na comunidade "BasesMTE" envie uma mensagem eletrônica para basesmte-subscribe@yahoogrupos.com.br.