Variáveis Dinâmicas são aquelas que não existem originalmente no dicionário de dados, mas que podem ser criadas pelo usuário a partir de uma variável categórica original ou de conteúdo. Quando uma Variável Dinâmica é criada, ela é incluída no dicionário de dados e torna-se disponível na lista de variáveis, possibilitando sua utilização posterior.
Para criar uma Variável Dinâmica, os seguintes passos devem ser seguidos:
1. Execute o X-OLAP e selecione a base de dados;
2. Clique no menu Variáveis / Variáveis Dinâmicas / Criar;
3. Clique no botão Nova e escolha o tipo de variável dinâmica a ser criada, a saber:
- Categórica - agregação: quando a variável original é categórica original, por exemplo: faixa etária, faixa salarial, município, entre outras.
- Categoria - baseada em conteúdo: quando a variável original é uma variável de conteúdo, por exemplo: remuneração, idade, entre outras.
4. A seguir, defina o nome da variável, o grupo onde ela deve ser criada, sua descrição e selecione a variável original;
5. Caso a variável original seja categórica, clique em Categorias. Será aberta uma nova janela, insira o nome e a descrição da categoria a ser criada e clique no botão Incluir; na seqüência, selecione as categorias originais a serem alocadas na categoria criada. Após alocar todas as categorias da variável original, clique no botão OK. A nova variável estará disponível para uso.
6. Caso a variável original seja de conteúdo, execute o passo 4. A seguir, selecione o intervalo (aberto/fechado ou fechado/aberto) e clique no primeiro botão "Incluir nova faixa de valores"; após incluir as faixas desejadas, clique no botão OK (lembrando que todos os valores possíveis devem ser utilizados). A nova variável estará disponível para uso.
É sugerida a criação de Variáveis Dinâmicas em casos de utilização de faixas diferentes das disponíveis nas bases de dados (por exemplo: FX ETARIA ESP - Faixa etária especial, criada a partir da variável categórica FX ETARIA ou da variável de conteúdo IDADE) ou em casos de regionalizações geográficas especiais (por exemplo: REGIAO RJ - Regiões do Rio de Janeiro, criada a partir da variável MUNICIPIO).
Após sua criação, é possível exportar a variável para outras bases de dados que também contenham a variável original correspondente. Para isso, acesse a outra base e utilize a função Importar Variáveis Dinâmicas, disponível no Menu: Variáveis / Variável Dinâmica. Para utilização em máquinas diferentes, podem ser utilizadas as funções do Menu: Variáveis / Variável Dinâmica / Exportar para Disco e Importar do Disco.
Informações sobre o Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho - PDET - podem ser obtidas na Internet, no endereço http://portal.mte.gov.br/portal-pdet/. Para esclarecimentos adicionais, recomenda-se fazer contato com a unidade de atendimento de sua região ou enviar mensagem para a CGET no endereço eletrônico cget.sppe@mte.gov.br.
O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Coordenação Geral de Estatísticas do Trabalho (CGET), mantém uma comunidade que trata de questões relacionadas ao Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET) e assuntos relacionados ao Mercado de Trabalho em nível nacional. Para ingressar na comunidade "BasesMTE" envie uma mensagem eletrônica para basesmte-subscribe@yahoogrupos.com.br.