No âmbito do processo de evolução contínua do Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho (PDET), está disponibilizada, para uso pelo SGT Internet, as bases de dados da RAISMIGRA com trajetória atualizada pela RAIS 2006.
A RAISMIGRA é uma base de dados derivada do registro administrativo Relação Anual de Informações Sociais - RAIS - e visa o acompanhamento geográfico, setorial e ocupacional da trajetória dos trabalhadores ao longo do tempo. A base está organizada de forma longitudinal, permitindo a realização de estudos de mobilidade, duração e reinsersão de indivíduos no mercado de trabalho, o que não é permitido pela base RAIS convencional, que está organizada por ano de referência da declaração dos vínculos.
A principal novidade neste exercício é a adoção da nova Classificação Nacional de Atividade Econômica (versao 2.0), cujos códigos e descrições foram alterados, ocasionando a criação das seguintes variáveis, em conformidade com a nova estrutura da CNAE 20: SEC CNAE 20, GRUP CNAE 20, DIV CNAE 20 e CLAS CNAE 20.
No intuito de manter a continuidade da série histórica, o MTE permanece divulgando as informações estatísticas segundo a CNAE 1.0, a partir da adoção da Tábua de Conversão da CNAE 2.0 para a CNAE 1.0. Entretanto, devido à existência de variações significativas em nível de classe e grupo em algumas situações, e seguindo as normas internacionais que recomendam a compatibilização em nível de dois dígitos, estarão disponíveis na RAISMIGRA para o ano de 2006 segundo a CNAE 1.0, apenas as desagregações em níveis de DIV CNAE95 e SEC CNAE 95.
As solicitações de senha para acesso às bases Globais na Internet ou de cortes específicos - RAISMIGRA em DVD ROM, versões PAINEL e VINCULO - devem ser encaminhadas ao MTE pelo endereço cget.sppe@mte.gov.br, informando o contexto do uso e os dados para identificação e contato (nome, instituição, telefone). Cabe ressaltar que a base RAISMIGRA é destinada aos usuários que conhecem profundamente a RAIS, tendo em vista que sua organização potencializa os defeitos conhecidos de registros administrativos, principalmente em níveis mais detalhados de pesquisa, como município e ocupação. Isto porque são unificadas as informações de anos distintos, que têm diferentes níveis de qualidade e cobertura de declaração.
Informações sobre o Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho - PDET - podem ser obtidas na Internet, no endereço http://portal.mte.gov.br/portal-pdet/. Para esclarecimentos adicionais, recomenda-se fazer contato com a unidade de atendimento de sua região ou enviar mensagem para a CGET no endereço eletrônico cget.sppe@mte.gov.br.