A vida fora do Brasil pode ser muito diferente daquela a que estamos acostumados. É grande o esforço para se adaptar à língua e aos costumes de outros países. Quando pensar em migrar, busque todas as informações disponíveis sobre o país onde pretende se instalar, suas condições de vida, usos e costumes. Analise e avalie.
Em sua avaliação, informe-se melhor acerca das possibilidades de trabalho e emprego no Brasil. Nos últimos anos, nosso País vem registrando crescimento contínuo, com significativa recuperação da atividade econômica e reflexos positivos na elevação do nível de emprego formal.
No que se refere à geração de emprego, trabalho e renda, o Governo Federal vem implementando uma série de políticas públicas com o objetivo de auxiliar o cidadão a encontrar seu lugar no mundo do trabalho, estimulando a inclusão social, a formação integral, o acesso e a permanência no mercado de trabalho. Trata-se de políticas de crédito, aprendizagem, orientação profissional, certificação profissional, intermediação de mão-de-obra (colocação do trabalhador em vagas captadas pelo Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda - SPETR/SINE - www.mte.gov.br/sine/default.asp - no mercado de trabalho), qualificação social e profissional, fomento a atividades autônomas e empreendedoras, assim como assistência ao trabalhador.
Mais informações poderão ser obtidas no site do Ministério do Trabalho e Emprego: www.mte.gov.br. Informe-se também sobre os programas, benefícios e serviços que fazem parte da política de proteção social do Governo Federal, acessando a página eletrônica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS): www.mds.gov.br.
Entre janeiro de 2003 e julho de 2007 foram gerados 5.873.871 empregos com Carteira assinada no País. No mesmo período, foram colocados 4.056.885 trabalhadores no mercado de trabalho, por meio das unidades de atendimento no âmbito do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (SPETR/SINE).
Entre outubro de 2003 e julho de 2007, 1.820.225 jovens entre 16 e 24 anos participaram de ações de qualificação social/profissional e inserção no mundo do trabalho, além de apoio à geração de emprego e renda por meio do empreendedorismo juvenil.
No processo de elaboração desta publicação, perguntamos aos brasileiros residentes no exterior que conselhos dariam a quem pensa em sair do Brasil para tentar a vida em outro país:
"Conhecer a realidade que poderá encontrar ao sair do País ajuda a planejar
melhor sua viagem, inclusive a repensar sua decisão."
"Pense bem antes de tomar essa atitude! Não tome decisão de impulso,
sem conhecer como é a vida no exterior."
"Aqui a coisa é diferente, tem de trabalhar muito. Não se vive."
"Eu pensava que iria ser mais fácil, mas, quando cheguei, tudo era diferente."
"Eu quero voltar, mas, sem nada, não dá para voltar."
"Conhecer a realidade que poderá encontrar ao sair do País ajuda a planejar melhor
sua viagem, inclusive a repensar sua decisão."
"Busque informações de pessoas que já migraram e de outras que ainda estão por lá."