Continuidade dos estudos no exterior
Informe-se no consulado do país de destino a respeito dos documentos necessários à continuidade de seus estudos. A legalização dos documentos escolares brasileiros normalmente é exigida e deve ser feita no Brasil.
Verifique o currículo e o calendário escolar do ensino fundamental e médio em relação àqueles adotados no Brasil. Se a escola no exterior permitir a seleção das matérias a cursar, não deixe de incluir as disciplinas do núcleo comum brasileiro.
Para saber sobre acordos específicos com países (nível de pós-graduação), acesse: http://www.capes.gov.br/ bolsas/cooperacao/.
Sobre pós-graduação, acesse os programas da CAPES em: http://www.capes.gov.br/bolsas/noexterior/.
Exames supletivos no exterior, válidos no Brasil
Já é possível fazer esses exames no Japão e na Suíça, por meio de provas de conclusão dos estudos de nível fundamental e médio, oferecidas anualmente pelo Governo brasileiro, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Normalmente, as provas acontecem no segundo semestre de cada ano, em datas e locais definidos por edital.
Material de estudo para os exames e mais informações, ver: http://encceja.inep.gov.br/.
IMPORTANTE!
Se no país onde você vive não existe ainda a oferta de exames supletivos, pense em organizar a comunidade de brasileiros e solicitar esse serviço ao Ministério da Educação (MEC). http://portal.mec.gov.br/ai/.
Escolas para brasileiros no Japão
O governo brasileiro regulamentou o funcionamento das escolas para brasileiros no Japão, determinando as condições para emitir documentos escolares considerados válidos no Brasil.
Você pode acessar a lista das escolas, com indicação daquelas que se submeteram ao processo de regulamentação em http://portal.mec.gov.br/ai.
Informações mais detalhadas sobre as questões educacionais ligadas à migração poderão ser obtidas em http://portal.mec.gov.br/ai.