Internacional

Internacional
  Clique para retornar à página inicial.

Data

Cartilha: Brasileiras e Brasileiros no Exterior - Informações Úteis


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Detalhes






Promessas de emprego no exterior. Abra o olho! Você pode se tornar vítima de tráfico de pessoas

Não acredite em toda promessa de emprego no exterior. Se você recebeu uma proposta sem referências para melhorar de vida no exterior, desconfie.

Não é bom confiar em pessoas que fazem propostas de viagem ao exterior e não dão tempo para que você reflita se quer ou não aceitá-la. Em muitos casos, essas promessas se revelam falsas, e os migrantes, principalmente mulheres, acabam envolvidos em redes de tráfico de pessoas, prostituição, trabalho forçado e violência. Tome cuidado! Existem denúncias de tráfico de pessoas com a finalidade de retirada de órgãos para venda.

Se você suspeitar da ação de uma quadrilha de tráfico de pessoas, não hesite em fazer denúncia às autoridades. Muitas vidas podem ser salvas. Para denunciar no Brasil, ligue 100 ou envie e-mail para disquedenuncia@sedh.gov.br. O sigilo é garantido.

Antes de aceitar emprego no exterior, procure se informar sobre a natureza do trabalho. Verifique as condições do contrato e converse com outras pessoas que já tenham vivido essa experiência. O quanto possível, certifique-se da existência da empresa ou estabelecimento que oferece este emprego.


"Verifique a idoneidade e a seriedade das agências de colocação de trabalhadores,
pois muitas delas não fornecem informações importantes ou apenas enganam."

(Depoimento de migrante)


Ainda no Brasil, consulte sempre os consulados do país de destino para obter mais informações sobre eventuais programas de trabalho naquele país.

Exija um contrato de trabalho que possibilite a identificação completa das pessoas envolvidas. Mantenha uma cópia do mesmo e deixe outra com alguém de confiança no Brasil. Antes de assinar documentos em uma língua que não compreenda totalmente, peça ajuda para tradução.

FIQUE ALERTA!

Não entregue seu passaporte a ninguém, nem se desfaça dele ao chegar ao lugar de destino.

Informe-se sobre os telefones da embaixada ou consulados brasileiros no país de destino. Em caso de emergência no exterior, não hesite em procurar essas repartições ou as autoridades policiais locais.

Muitos traficantes de pessoas tiram o passaporte de suas vítimas e ameaçam denunciá-las às autoridades migratórias. Nesse caso, exponha sua situação ao consulado ou outra instituição que possa ajudá-lo, ainda que não esteja de posse de seu documento de identificação.

Cuidado com serviços internacionais de promoção de casamentos, para não correr o risco de ser enganado ou se tornar vítima de exploração.

Mantenha sempre contato com os seus familiares ou amigos de confiança e deixe indicativos sobre sua localização. Porte também consigo breves informações pessoais sobre eventuais problemas de saúde, nomes, endereços, telefones de parentes e amigos no Brasil e no país onde esteja. Caso algo lhe aconteça, as informações que sua família ou seus amigos possuam serão importantes para a ação das autoridades.

Nunca transporte encomenda para o exterior sem conhecer muito bem o remetente e o destinatário, e após certificar-se de seu conteúdo.





Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas