Internacional

Internacional
  Clique para retornar à página inicial.

Data

Cartilha: Brasileiras e Brasileiros no Exterior - Informações Úteis


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Detalhes






Viver no exterior: dificuldades mais comuns

"Se hoje tivesse novamente a chance, pensaria melhor ou me
informaria melhor. Viver na Europa não é tudo isso que brasileiro
imagina. Os desgostos são maiores que os prazeres."

(Depoimento de migrante)

 

Custo de vida - Ganhar determinada quantia em dólar, euro ou outra moeda pode parecer uma vantagem. Mas preste atenção: você deve se informar se esse valor será suficiente para a sua sobrevivência. Lembre-se: Você terá de pagar suas despesas pessoais (alimentação, aluguel, transporte, dentre outras) também em dólar, euro ou outra moeda local.

 

"Com relação aos gastos que terá no exterior, muita atenção aos
cálculos em outra moeda. Muitas vezes é uma ilusão achar que se
ganhará mais no exterior do que se ganha no Brasil."

(Depoimento de migrante)

 

Idioma - Se você não domina a língua do país para onde pretende migrar, poderá encontrar dificuldades para trabalhar e até mesmo realizar as tarefas cotidianas, como comprar alimentos e pedir informações nas ruas. Além disso, você estará vulnerável a explorações e abusos.

Acesso a serviços públicos - Dependendo do país, você poderá encontrar dificuldades de acesso à educação, saúde e benefícios sociais. Informe-se!

Trabalho - Informe-se sobre as regras de proteção ao trabalho no país de destino e fique atento às condições do contrato que você irá assinar.

Solidão e saudade - Viver em um país estrangeiro, com hábitos alimentares, estilos de vida distintos e fortes diferenças climáticas, longe da família e dos amigos, em uma cultura diferente, pode causar isolamento e solidão. Se sentir necessidade, procure as associações de migrantes, igrejas, organizações da sociedade civil, centros culturais brasileiros e forme sua rede de relações sociais.

Integração - É preciso grande esforço para compreender os hábitos e as regras sociais do país de destino, buscando construir convivência com a nova realidade, preservando também a riqueza da bagagem cultural brasileira.

Atenção! O migrante em situação irregular poderá facilmente tornar-se vítima de exploração e não ter reconhecidos os seus direitos. Poderá também encontrar dificuldades para visitar seus familiares no Brasil, mesmo em caso de emergência.





Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas