Somente entidades com cadastro ATIVO no CNES podem solicitar a atualização de suas informações concernentes aos dados de localização, diretoria e filiação, nos termos da Portaria MTE nº. 326/13 mediante o uso da certificação digital. Caso a entidade deseje alterar seus dados de representação (categoria e base territorial) deve-se proceder com um processo de Alteração Estatutária.
Solicitação
O primeiro passo é selecionar na caixa "Atualização de Dados Perene", o grau da entidade a qual se deseja fazer o pedido. Uma nova janela será aberta solicitando o uso da certificação digital.
Solicitação de Atualização de Dados Perene:
Selecione o Grau para iniciar ou Continuar uma Solicitação:
Acompanhar atualização pelo nº do CNPJ:
Uma entidade só pode iniciar uma Solicitação de Atualização de Dados Perene se possuir cadastro ATIVO no CNES e desde que não tenha, também, outra solicitação na mesma modalidade sob análise.
Em seguida, deve selecionar uma ou mais modalidades para se proceder a atualização dos dados. Caso o mandato da diretoria esteja vencido, o sistema exigirá da entidade a atualização nesta modalidade.
A solicitação de atualização de dados é dividida em 04(quatro) modalidades:
Dados Cadastrais - Informações sobre os dados de localização, tais como: endereço, telefones e e-mail.
Dirigentes - Informações sobre os membros dirigentes da entidade e suas respectivas funções, assim como período de vigência do mandato. Para o preenchimento destas informações é exigido que os dirigentes estejam com CPF REGULAR junto a Receita Federal.
Filiação - Informações sobre a qual ente de grau superior se declara estar filiada. Essa informação é utilizada para fins de código sindical. Para mais informações sobre o código sindical, clique aqui.
Denominação - Modalidade utilizada para atualização da denominação a qual a entidade detém junto ao Ministério do Trabalho e Emprego/ CNES.