Os Centros de Formação em Economia Solidária ou CFES foram concebidos como espaços de implementação da política nacional de formação em economia solidária, a partir da experiência acumulada nesta área. Serão cinco Centros de Formação em Economia Solidária, um para cada região do país, sendo que o CFES Centro-Oeste acumulará a equipe e atividades do CFES Nacional, bem como a articulação dos CFES em Rede. Para implementá-los, a SENAES/MTE, em parceria com a FINEP, celebrará convênios com entidades da sociedade civil, selecionadas a partir de chamada pública.
Principais Atividades:
- Formação avançada e continuada de formadores/as e educadores/as que atuam na economia solidária, por meio da organização e realização de cursos e eventos;
- Sistematização e disseminação de metodologias de formação, incluindo a manutenção de um sistema de informações atualizado sobre as experiências de formação/educação em economia solidária;
- Organização, publicação e disseminação de material pedagógico e subsídios para a formação em economia solidária;
- Formação sistemática de gestores públicos que atuam com economia solidária nas três esferas de governo, de modo articulado às estratégias de implementação, ampliação e institucionalização de políticas públicas de economia solidária.
- Apoio a eventos (seminários, encontros, reuniões etc.) de articulação e organização de uma rede nacional de formadores/as em economia solidária.