Considerando a prioridade de incluir a economia solidária nas ações de educação (alfabetização, elevação de escolaridade etc.), a SENAES/MTE tem buscado articulações com iniciativas governamentais e não-governamentais de educação de jovens e adultos. No âmbito do Governo Federal, estas articulações concentraram-se no Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade SECAD/MEC.
Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores/as Integrada à Educação de Jovens e Adultos
Projeto piloto executado a partir de 2005 pela Agência de Desenvolvimento Solidário da Central Única dos Trabalhadores/as (ADS/CUT), em parceria com as prefeituras municipais das localidades onde são implantados os cursos de 1.200 para trabalhadores/as que estão organizados ou desejam se organizar em empreendimentos econômicos solidários nos segmentos de artesanato e reciclagem.
Qualificação Profissional em Gestão de Economia Solidária e Cooperativismo com Elevação de Escolaridade.
Projeto executado pela Escola Mesquita, em Porto Alegre (RS), com o objetivo de elevação da escolaridade em nível de ensino fundamental e que tem como eixo a economia solidária e o cooperativismo. O projeto contempla da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental durante dois anos de oferta, contabilizando 3.200 horas, com duas turmas de 25 educandos/as.
O público alvo do projeto é composto por gestores de cooperativas e/ou demais experiências em economia solidária da região metropolitana de Porto Alegre/RS.
Economia Solidária nos Fóruns de EJA e Encontros Nacionais de EJA
A aproximação dos Fóruns de EJA com a temática da Economia Solidária e com os Fóruns de Economia Solidária é recente e tem se dado através de um processo de articulação e parceria entre a SENAES/MTE e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação (SECAD/MEC). Como resultado dessas articulações, desde 2005, a SENAES/MTE participa e apóia os Encontros Nacionais de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA), realizados anualmente sob coordenação dos Fóruns de EJA.
Programa Saberes da Terra
Parceria interministerial entre os Ministérios da Educação (MEC), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Trabalho e Emprego (MTE), iniciada em 2005, visando integrar educação de jovens e adultos e qualificação social e profissional para agricultores/as familiares. O objetivo do programa é a construção de uma política educacional que reconheça as necessidades e as realidades diferenciadas da população do campo, possibilitando a escolarização de jovens e adultos agricultores familiares. A economia solidária insere-se na proposta pedagógica em articulação com o eixo curricular do programa Agricultura Familiar e Sustentabilidade e a SENAES/MTE participa da Coordenação Pedagógica Nacional e da Comissão Executiva do Programa Saberes da Terra.