Na economia solidária, as feiras constituem importante estratégia de comercialização, combinando espaços de venda direta, trocas solidárias e rodadas de negócios. Além de viabilizar a produção dos bens e serviços comercializados, estes espaços também resgatam relações personalizadas entre produtores e consumidores, favorecendo a fidelidade do consumo de produtos e serviços de origem solidária, e também da produção familiar e agroecológica. As feiras proporcionam também o encontro e o intercâmbio de conhecimentos conceituais e práticos e o fortalecimento da articulação da economia solidária em fóruns e/ou redes.
Desde o começo das atividades da SENAES/MTE, foram apoiados projetos para a realização de feiras e eventos de comercialização. A partir de 2005, a ação ganhou caráter mais estruturado, por meio de uma parceria com o Instituto Marista de Solidariedade, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária, a Fundação Banco do Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, para a promoção de Feiras em Rede de Economia Solidária e Agricultura Familiar. Estes órgãos e entidades integram um Comitê Gestor, que seleciona os projetos mediante edital.
Dentro da estratégia de uma política nacional que organize e dê identidade comum aos canais de comercialização da economia solidária, estabeleceu-se um calendário de Feiras Estaduais, em consonância com as agendas do movimento de economia solidária. Além da organização e realização das feiras nos estados, a ação também prevê o acompanhamento e a sistematização de informações sobre os eventos realizados.