Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

"Dia D" promoveu oferta de mais de 10 mil vagas

Trabalhadores com deficiência que não acessaram oferta de vagas na última semana, ainda podem se candidatar nos próximos 60 dias

Brasília, 30/09/2015 - A segunda edição do “Dia D” da Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no Mercado de Trabalho, realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no dia 25 de setembro, promoveu a oferta de mais de 10 mil vagas para trabalhadores com deficiência. A programação realizada de 21 a 26 de setembro em todo país, reuniu trabalhadores que pretendiam colocação no mercado e empresas que deviam cumprir cotas de inclusão. O objetivo foi mobilizar as pessoas com deficiência (PcDs) para o contato com empresas que precisam preencher vagas com esses trabalhadores. A ação foi realizada em todo o Brasil e contou com a participação das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e de órgãos governamentais parceiros.
 
Entre as ações de sucesso estão a do Rio de Janeiro, onde a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RJ) ofertou 2.308 vagas de emprego, em 49 empresas, e realizou 1.126 atendimentos. O Paraná (SRTE/PR) trabalhou com 1.400 vagas para PcDs e realizou 3.000 encaminhamentos. Já no Ceará (SRTE/CE), foram oferecidas 1.061 vagas, com 803 atendimentos e 678 encaminhamentos. A Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Santa Catarina (SRTE/SC) disponibilizou 340 vagas, com 114 atendimentos e 74 encaminhamentos.
 
A campanha organizada pelo MTE também teve o objetivo de estimular que a inclusão se torne uma prática regular no mercado de trabalho. Vários estados ofereceram cursos profissionalizantes gratuitos e promoveram apresentações artísticas pautadas na inclusão das pessoas com deficiência.   
 
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, avaliou que a proposta foi um sucesso em todo o país e tende a crescer a cada ano. "O 'Dia D' é uma programação que o MTE desenvolveu para facilitar a mudança de paradigmas na sociedade, pois o preconceito não pode persistir”, afirmou. Segundo Dias, os resultados dessa iniciativa são importantes para a sociedade e serão mantidos como política de governo. "Para dar continuidade às ações desenvolvidas, vamos levantar todas as vagas que não foram preenchidas e divulgá-las, estimular as empresas para contratar estes cidadãos, buscando ainda mais parcerias", concluiu o ministro.
 
Quem não acessou à oferta de vagas na semana passada ainda pode se candidatar. As oportunidades de emprego que não foram preenchidas nesta ação estarão disponíveis durante 60 dias. O trabalhador interessado deve procurar uma agência do Sine e verificar se o seu perfil é compatível com o perfil da vaga disponível. Ou então pode se cadastrar no Portal do Mais Emprego (maisemprego.mte.gov.br <http://maisemprego.mte.gov.br> ) e candidatar-se às vagas com o seu perfil.
 
 
Histórico – Em 2014, a primeira edição do "Dia D" foi comemorado em 30 de maio com a participação de 790 empresas e possibilitou a inclusão de 1.052 trabalhadores no mercado de trabalho. Os estados que abriram mais oportunidades foram o Mato Grosso do Sul, com 321 postos ocupados, e Paraná, com 296 novos empregados.
 
A mobilização para inclusão de PcDs se originou em Mato Grosso, em 2012, e depois na Bahia, em 2013, com medidas que buscavam ampliar a aplicação da Lei Federal nº 8.213/91, que obriga empresas com mais de 100 empregados a incluírem pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS, no seu quadro de trabalhadores.
 
O sucesso da iniciativa, em especial na mobilização e conscientização de atores locais, fez com que o Ministério do Trabalho e Emprego expandisse a proposta a todos os executores do Sine, com as ações nas cinco regiões do país.
 
O “Dia D” integra a Agenda do Trabalho Decente e o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, que promove a inclusão e a igualdade, com ações de qualificação e conscientização das empresas.
 
 
 
 
 
Assessoria da Imprensa/MTE
 

(61) 2031-2430/acs@mte.gov.br 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas