Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

29 de junho comemora-se o Dia do Telefonista

A primeira celebração da data se deu em 1956, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek. Embora não seja regulamentada, a categoria compreende 61.602 telefonistas em todo o Brasil

Brasília, 27/06/2008 - Alô, em que posso ajudar? O aparelho de telefone foi inventado em 1860, época em que surgiu o telefonista e começou o crescimento da profissão, afinal, só se fazia ligações utilizando o serviço de telefonistas no final do século XIX.  

Embora ainda não regulamentada - é apenas reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego desde 1994 -, a profissão conta com 61.602 trabalhadores em todo o Brasil, segundo os dados mais recentes da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). É uma categoria predominantemente feminina: são 55.452 mulheres para apenas 6.150 homens. Depois de São Paulo, que registra 14.644 telefonistas, Minas Gerais é o estado que mais tem pessoas trabalhando na profissão: 7.960. 

De acordo com o disposto no artigo 227 da CLT, a jornada de trabalho do telefonista deve ser de, no máximo, 6 horas (contínuas) diárias. O novo piso salarial - R$794,00 - foi aprovado em março.

O serviço de telefonista é o cartão de visitas das empresas, pois é o profissional responsável pelo atendimento ao público. Para que a imagem da organização seja positiva, o telefonista precisa estar preparado para fornecer informações e esclarecer dúvidas.

Dentre as atividades estão receber e transferir ligações, além de localizar pessoas e transmitir mensagens. Dependendo de onde se trabalha, novas funções foram surgindo ao longo dos anos, como despertar pessoas e registrar solicitações - em hotéis, por exemplo.

Para ter sucesso na profissão, o mercado geralmente exige que o telefonista tenha voz clara, boa dicção, bom português, atenda com educação e paciência e conheça o ambiente de trabalho, sabendo identificar os funcionários e onde encontrá-los. Sempre que não puder dar alguma informação, o profissional deverá comunicar, de forma delicada, à pessoa que chama. Ele precisa também ter discrição, quando não puder passar algum tipo de informação.

"E dar-te-ei as chaves dos Céus, e o que ligares sobre a terra será ligado nos Céus, e o que desligares sobre a terra será ligado também nos Céus". Essa frase - de acordo com a Bíblia - foi dita por Jesus Cristo ao apóstolo Pedro e segundo o Sindicato dos Telefonistas, o Dia do Telefonista foi escolhido por ser o mesmo dia em que se comemora São Pedro, fundador da Igreja Católica: 29 de junho.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas