Sindicato e Eletropaulo transformaram demissões sumárias num Plano de Demissão Voluntária, que garantiu mais tempo para as alterações de pessoal na empresa e mais benefícios para os funcionários que optarem pelo desligamento
São Paulo, 12/11/2007 - Uma ação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da Delegacia Regional do Trabalho em São Paulo (DRT/SP), evitou a demissão sumária de 525 trabalhadores da concessionária Eletropaulo, uma das maiores empresas do setor elétrico no estado de São Paulo.
Nesta semana, o presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Antônio Carlos dos Reis, enviou ofício à delegada do Trabalho de São Paulo, Lucíola Rodrigues Jaime, agradecendo a "pronta e decisiva ação" da delegada e sua equipe, "evitando que abruptamente 525 trabalhadores fossem sumária e injustificavelmente demitidos".
A mediação da DRT/SP no episódio das demissões da Eletropaulo se deu em duas mesas redondas conduzidas pela delegada Lucíola, no dia 26 de setembro e no dia 1 de outubro. Em ambas as oportunidades, além dos representantes do sindicato e da empresa, também participaram os chefes de seção da DRT/SP, e como observador, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Fábio de Assis Fernandes.
"Mobilizamos todas as chefias da DRT/SP, com os mais experientes negociadores da delegacia para contribuir no processo de mediação. E estamos muito satisfeitos por termos alcançado a meta de proteger os trabalhadores, sem atrapalhar o processo de reestruturação da empresa", comentou a delegada.
Graças à mediação do MTE, sindicato e Eletropaulo chegaram ao consenso transformando as demissões sumárias num Plano de Demissão Voluntária (PDV), que garantiu mais tempo para as alterações de pessoal na empresa e mais benefícios para os funcionários que optarem pelo desligamento.
Assessoria de Imprensa da DRT/SP
Telefones (11) 3150 8115 / 3150 8129