ação fiscal conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal resgatou 18 trabalhadores em carvoaria na zona rural do município de Amambaí/MS, entre os dias 14 e 19 de junho
Campo Grande, 21/06/2007 - Uma ação fiscal conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal resgatou 18 trabalhadores em carvoaria na zona rural do município de Amambaí/MS, entre os dias 14 e 19 de junho.
Os empregados estavam sendo submetidos a condições de trabalho análogas à escravidão e em condições degradantes de trabalho. A água para consumo era proveniente de córrego, estavam todos alojados em barracos de chão batido, com instalações sanitárias muito precárias, falta de fornecimento de equipamentos de proteção e não anotação das Carteiras de Trabalho. O estabelecimento foi interditado e os empregados resgatados. O pagamento das indenizações rescisórias atingiram aproximadamente R$ 65 mil, já quitado pelos proprietários.
Além do pagamento das rescisões contratuais, os empregadores sofreram diversas autuações trabalhistas, em virtude das irregularidades identificadas.
A ação teve participação de Auditores-Fiscais da Subdelegacia Regional do Trabalho de Dourados/MS, Procuradores do Ministério Público do Trabalho - Ofício de Dourados/MS e Agentes da Polícia Federal de Naviraí/MS.
Assessoria de Comunicação da DRT/MS
(67) 3901 3041