No evento foram assinados a portaria que institui o Fórum Distrital e acordo de cooperação técnica
Brasília, 15/12/2009 - O MTE lançou nesta terça-feira (15) o Fórum Distrital de Aprendizagem Profissional. O evento contou com a presença do Secretário Executivo do MTE André Figueiredo. No evento foi assinada a portaria que estabelece a criação do Fórum Distrital de Aprendizagem. Em seguida houve assinatura de acordo de cooperação técnica entre o MTE e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.
Participaram também da mesa a diretora da OIT, Laís Abramo, o presidente da Federação das Indústrias do DF, Antonio Rocha, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, a representante da CAIXA, Miriam Salete, o representante do Ministério Público do Trabalho, Adélio Justino Lucas, o representante da ONG Atletas pela Cidadania, Ricardo Vidal, o secretário de políticas públicas do MTE, Ezequiel Nascimento, e o Superintendente do Trabalho e Emprego do DF, Jackson Machado.
O secretário executivo André Figueiredo falou da importância da aprendizagem. "Temos uma meta ousada que é de inserir 800 mil aprendizes de 14 a 24 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade no mercado de trabalho até 2010 para isso precisamos da parceria de todos. A aprendizagem é um bônus não um ônus ela forma uma mão de obra apaixonada por essa primeira oportunidade de trabalho, é um programa grandioso. Esse fórum é um dos vários fóruns que foram realizados, nossa intenção é que em cada estado haja um espaço de diálogo."
Ricardo Vidal representante da ONG Atletas pela cidadania, esclareceu o papel da entidade na Aprendizagem. "A Atletas pela Cidadania é uma associação de pessoas que começou em 2006, por iniciativa do Raí, que é o presidente da entidade, formada por atletas e ex-atletas, com objetivo defender causas nacionais e trabalhar para promover políticas públicas visando criar oportunidades para os jovens".
Francisco Talles Souza de 18 anos, aprendiz das Empresas Aéreas TAM, deu depoimento no evento. "A aprendizagem contribuiu para meu futuro, como aprendiz adquiri conhecimento e experiência, ambos exigidos pelo mercado de trabalho, trabalho 4 dias na semana e em 1 dia tenho aulas teóricas", afirmou o aprendiz.
A diretora da OIT Laís Abramo falou da importância de programas do Ministério do Trabalho e Emprego voltados para a juventude, "É importante reforçar a importância da aprendizagem, pois ainda existe uma situação preocupante quanto a juventude no Brasil, dos 34 milhões de jovens, de 15 a 24 anos, 4 milhões estão desempregados e a taxa de desemprego entre os jovens é 3 vezes maior do que dos adultos".
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br