Objetivo é fazer um levantamento das necessidades de mão-de-obra qualificada para suprir o desenvolvimento do pólo naval e do Porto de Rio Grande
Brasília, 23/06/2008 - O desenvolvimento do pólo naval e do Porto de Rio Grande vai demandar profissionais qualificados na Região Sul do país. A fim de preencher esta lacuna e atender o setor, será realizada no próximo dia 27, no auditório da Câmara de Vereadores de Rio Grande (RS), audiência pública de concertação.
O objetivo é apresentar propostas para elaborar o Plano Setorial de Qualificação Naval (Planseq), a ser desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O número de trabalhadores a serem atendidos e a execução do projeto serão definidos a partir deste encontro.
A demanda para atender o setor foi encaminhada ao MTE pela Assembléia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul; Câmara Municipal do Rio Grande; Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Rio Grande.
O auditório da Câmara dos Vereadores de Rio Grande fica na Rua General Vitorino, nº 441 - Centro - Rio Grande (RS). O evento acontece a partir das 14h.
Audiências - Para elaborar os Planseqs, o MTE realiza uma série de audiências públicas com representantes dos trabalhadores, empregadores e governos, levando em conta as reais necessidades de qualificação da economia local. Os cursos são realizados sempre em parceria com entidades de ensino profissionalizante.
Para participar dos cursos de formação do Planseq é necessário ter concluído o ensino fundamental, ter no mínimo 18 anos completos, estar desempregado e residir na região onde há a demanda por mão-de-obra.
O Planseq foi instituído em novembro de 2004 e é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação, que tem como objetivo qualificar mão-de-obra para o mercado de trabalho. A finalidade do Planseq é formar profissionais, atendendo à demanda de cada região e facilitando a absorção dos qualificados.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6841/6537 acs@mte.gov.br