AVISO DE PAUTA - Encontro Fiesc/SC
Brasília, 17/12/2013 – O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, estará em Florianópolis (SC) nesta quarta-feira (18) para participar da adesão de federações de trabalhadores de Santa Catarina ao movimento “A Indústria pela Educação”. Liderado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o movimento já conta com mais de 1.500 adesões de empresas e entidades de representação aos esforços para melhorar a qualidade do ensino, o nível de escolaridade e a qualificação profissional dos catarinenses. A assinatura do termo de adesão será às 9h30, na sede da Fiesc, que fica na Rodovia Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi.
Nos últimos 10 anos, foram criados mais de 20 milhões de empregos formais do Brasil acabando com o fantasma do desemprego no país. Agora, segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o desafio é qualificar os trabalhadores brasileiros para que eles possam adquirir maior produtividade e competitividade para se beneficiar do mercado de trabalho cada vez mais globalizado.
Em 2014, serão investidos R$ 440 milhões na informatização, modernização e padronização de mais de 2.200 postos de atendimento nas 27 superintendências do Ministério do Trabalho, nos postos do Sine e nos postos conveniados com estados e municípios. Entre as ações para melhorar o atendimento e acabar com filas, estão: criação do agendamento eletrônico; reativação do telefone 158, o “Alô, Trabalhador”; realização concurso público para ampliar o número de servidores e de fiscais do trabalho e ampliação de cinco para 35 o número de unidades móveis do trabalhador. Também está sendo criada a Universidade do Trabalhador e organizado o Observatório do Mercado de Trabalho para orientar as políticas públicas de trabalho, emprego e renda, entre outras medidas modernizadoras do MTE.
Ascom MTE
acs@mte.gov.br
(61) 2031-6537 / 2430