Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Brasil terá 800 mil jovens aprendizes empregados até 2010

Conferência em Brasília reúne especialistas em formação profissional. Credenciamento deve ser feito até 12h do dia 24/11

Foto: Renato Alves

Grupo de jovens aprendizes

APRENDIZES

Grupo de jovens aprendizes de Minas Gerais

 

Brasília, 21/11/2008 - O Ministério do Trabalho e Emprego homologa no próximo dia 24 a meta de inserção de 800 mil aprendizes profissionais no mercado de trabalho até 2010. O anúncio é um dos pontos altos da I Conferência Nacional da Aprendizagem Profissional, entre 24 e 26 de novembro, em Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participam da abertura do encontro, às 18 horas, que reunirá mais de 600 empresários brasileiros. Durante o ato, serão assinados Termos de Cooperação Técnica com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Fundação Roberto Marinho, todos voltados à inserção de jovens no mercado de trabalho.  

Durante a conferência, serão lançados o selo 'Parceiros da Aprendizagem', a ser concedido pelo MTE a empresas desenvolvedoras de ações em favor da aprendizagem; a 'Cartilha da Lei do Aprendiz', voltada aos empregadores; e a 'Carta Aberta às Empresas', que será lida pelo ex-jogador de futebol Raí, presidente da organização Atletas Pela Cidadania. Também participam do evento os atletas e ex-atletas Hortência, Lars Grael, Ana Moser, Zetti, Fernando Scherer, Vanessa Menga, Patrícia Medrado, Henrique Guimarães, Clodoaldo Silva e Flávio Canto.

A Lei 10.097 estabelece que todas as empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos por meio de Contrato Especial de Trabalho. A cota de aprendizes está fixada entre 5% e 15%, calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação profissional. Assim, os jovens beneficiários são contratados como aprendizes e passam a freqüentar cursos de aprendizagem profissional. 

Ao longo da conferência haverá palestras, painéis e debates sobre assuntos ligados à formação profissional de jovens, com participações do senador Cristovam Buarque e da diretora da organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, entre outros especialistas de instituições públicas e privadas como MTE, MEC, OIT, CIEE, SENAI, SENAC, Fundação Roberto Marinho, Fundação Pró-Cerrado, Volvo, HSBC e Instituto Unibanco.

O credenciamento de imprensa será realizado até às 12h do dia 24 de novembro, no endereço www.mte.gov.br/conferencia/imprensa

 

Mais informações:
-
A segunda edição da REVISTA TRABALHO traz matéria especial sobre aprendizagem

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas