No encontro, o primeiro do gênero no estado do Paraná, haverá exposição da atuação da Câmara e discussão dos problemas do setor
Curitiba, 04/12/2008 - Para dar continuidade às atividades que vem desenvolvendo desde junho de 2008, a Câmara Técnica do Setor Sucroalcooleiro definiu a data do '1° Encontro Paranaense do Setor Sucroalcooleiro'. O evento, que visa esclarecer a comunidade sobre as atuações da Câmara e discutir situações e problemas no setor do álcool e do açúcar, acontecerá no dia 9 de dezembro no Centro de Ensino Universitário de Maringá (Cesumar), com abertura prevista para às 9h. O superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, João Graça, participará da solenidade de abertura.
Segundo o coordenador da Câmara e auditor fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), Sérgio Silveira de Barros, o encontro pretende abordar questões gerais do setor como a atual situação da produção de cana-de-açúcar no Brasil e suas relações internacionais. "É muito importante que sejam analisados fatores como a competitividade da produção brasileira, as necessidades de desenvolvimento tecnológico que o setor vem exigindo e a questão do emprego formal dos trabalhadores", completa. O coordenador afirma ainda que, entre os objetivos do evento, está a "propositura de soluções homogêneas que possam alcançar a maioria das usinas paranaenses".
Programação - Estão previstas quatro palestras. A primeira, "O açúcar e o álcool no Brasil de hoje", será ministrada pela professora do curso superior de Gestão do Setor Sucroalcooleiro do Cesumar, Rosa Maria Ribeiro. De cunho econômico, o tema pretende esclarecer questões da cadeia produtiva do setor e seus efeitos na economia do Estado e do País. Ainda pela manhã, será exposta a questão da saúde e da segurança do trabalhador no cultivo da cana - para isso, foi convidado o fisioterapeuta e ergonomista Adonis Kaiser, que ministrará a palestra "Ergonomia Aplicada aos Trabalhos de corte e processamento da Cana de açúcar".
Durante o período da tarde, as palestras pretendem abordar o funcionamento interno das usinas. O advogado do Sindicato dos Trabalhadores de Pernambuco, Bruno Ribeiro, deverá abordar as principais questões relativas às inovações nas relações de trabalho com a palestra "Autogestão de uma Usina de Açúcar e Álcool". Para o fechamento, três usinas paranaenses apresentarão as aplicações de responsabilidade social e práticas bem sucedidas de gestão. A presença de auditores fiscais do Ministério do Trabalho (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) também é esperada.
Câmara Técnica - O I Encontro Paranaense do Setor Sucroalcooleiro será o primeiro de uma série de eventos a serem realizados nas microrregiões do Estado. Sérgio Barros afirma que a medida é uma iniciativa que visa aproximar os laços entre a Câmara e a realidade do trabalhador. Além de seminários, estão previstos acompanhamentos de usinas e orientações a empregadores e empregados. O evento espera a presença de cerca de 200 pessoas - entre trabalhadores, empregadores, participantes de sindicatos, federações e o Governo do Estado.
Assessoria de Imprensa SRTE/PR