Evento disponibilizará 100 vagas e será realizado no Centro Multicultural de Hamamatsu, das 10h às 16h30. Interessados deverão se inscrever pelo número (81) (53) 450- 7220
Brasília, 22/10/2010 - O Escritório Experimental da Casa do Trabalhador, em parceria com a Fundação para Comunicação e Intercâmbio Internacional de Hamamatsu, esclarecerão dúvidas trabalhistas para os brasileiros que residem no Japão. O evento, que será realizado no próximo domingo, dia 24, das 10h às 16h30, acontecerá no Centro Multicultural de Hamamatsu (Japão).
Serão duas etapas distintas: na primeira, que vai das 10h às 13h, os brasileiros poderão fazer consultas trabalhistas individualizadas; enquanto na segunda, que acontece das 13h às 16h30, será apresentado um seminário sobre os auxílios e benefícios voltados ao trabalhador brasileiro no Japão e no Brasil, que abordará, também, outras questões trabalhistas importantes.
"Esse evento chama a comunidade brasileira que mora no Japão para esclarecer as principais dúvidas que têm sido levadas à Casa do Trabalhador. A idéia é realizar um seminário que possa esclarecer um maior número de trabalhadores simultaneamente. Isso porque as pessoas, geralmente, apresentam demandas parecidas, bem como querem saber como está o mercado de trabalho brasileiro", explica Paulo Sérgio de Almeida, coordenador geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego.
As apresentações serão todas ministradas no idioma português. E o seminário será dividido em dois módulos. No primeiro serão apresentadas informações gerais sobre o Brasil, como: Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); Cartão do Cidadão; Cadastro de Pessoa Física (CPF); Bolsa-família; Financiamento estudantil; Programa Minha Casa, Minha Vida; Financiamento Habitacional para quem trabalha no exterior; Poupança e Fundos de Investimentos para Pessoa Física; e Programa de Integração Social (PIS). Já o segundo módulo apresentará informações sobre auxílios e benefícios para o trabalhador que está no Japão, como Seguro-desemprego; Cursos de qualificação; Gratificação; Férias remuneradas; e Auxílio maternidade.
Com entrada gratuita, o seminário será limitado a 100 vagas. Os interessados deverão se inscrever pelo número (81) (53) 450- 7220. O evento conta com o apoio da Caixa Econômica Federal e da Hello Work de Hamamatsu (agência de emprego local do país).
Casa do Trabalhador no Japão - Inaugurada em 31 de julho deste ano, tem como objetivo informar e dar apoio ao trabalhador brasileiro que vive no exterior. Isso porque a Casa esclarece dúvidas sobre direitos e deveres trabalhistas no Japão e no Brasil de forma individualizada e com atendimento em português.
Desde sua inauguração até o fim de setembro, a Casa do Trabalhador realizou 362 consultas. Dessas 197 foram sobre relações trabalhistas no Japão; 15 relações trabalhistas no Brasil; 72 assuntos não trabalhistas no Japão; e 78 assuntos não trabalhistas no Brasil.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br