Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Cinema é a maior diversão

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Cinema Brasileiro. Com várias produções em cartaz, "sétima arte" atinge todo tipo de público

Brasília, 19/06/2009 - O cinema nacional festeja seu dia nesta sexta-feira. Atualmente, a lista de filmes em cartaz é grande, o que mostra o crescimento das produções e o seu  impacto na economia e no mercado de trabalho. De drama a comédia, o cinema brasileiro tem sido diversão garantida para todo tipo de público.

Contando um pouco da história da "sétima arte" no país, a primeira sessão de cinema aconteceu no dia 8 de julho de 1896, na cidade do Rio de Janeiro. Já a primeira sala de cinema foi inaugurada um ano depois, na Rua do Ouvidor. E em 19 de julho de 1898, foi rodado o primeiro filme nacional (um documentário), também no Rio de Janeiro, com cenas da Baía de Guanabara.

Os primeiros filmes de ficção feitos no Brasil eram em geral realizados por pequenos proprietários de salas de cinema do Rio e São Paulo, sendo frequentemente reconstituições de crimes já explorados pela imprensa.

A partir de 1907, salas de projeção foram inauguradas no Rio de Janeiro e em São Paulo, fazendo com que o período entre 1908 e 1912 fosse considerado a "belle époque" do cinema brasileiro. Até mesmo um centro de produção foi criado no Rio de Janeiro.

Profissional - O dia-a-dia de quem trabalha no segmento agrega uma gama de atividades que vai muito além das filmagens. Dependendo da área, o profissional pode trabalhar com planejamento e coordenação de recursos humanos e financeiros; contratação de equipes e serviços de finalização e divulgação da obra, por exemplo.

Quando criança, a cineasta Andrea VG gostava de filmar, fotografar e registrar os momentos em família. Na escolha da faculdade, foi o curso que mais se encaixou com a vontade de se expressar com imagens. "Eu também criava programas de mentirinha". Lembra. "Como gravo muitos eventos de mobilização social e de temas de interesse social, as pessoas enxergam no cineasta alguém que está registrando a história e que irá divulgar sua luta pelo mundo. É muito gratificante", relata.

Preservação - Hoje, a produção audiovisual brasileira conta com o apoio de uma instituição responsável pela preservação de filmes. Em São Paulo, a Cinemateca Brasileira possui um acervo com cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Há também documentos formados por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Vera Cruz - Com o cinema em ascensão, foi fundada em 1949, em São Paulo, a Cinematográfica Vera Cruz, empresa que produziu mais de 40 filmes de longa metragem, além de documentários.

Assista - Uma boa dica para este final de semana é assistir ao filme "Divã". Com a atriz Lília Cabral no papel principal, a comédia conta a estória de uma mulher casada que, certo dia, resolve procurar um analista. Entre as idas e vindas do terapeuta, faz várias descobertas: o que antes era tido apenas como uma curiosidade, acaba se transformando em experiências enriquecedoras.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas