Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Codefat realiza reunião ordinária

Conselheiros do FAT deliberam sobre PLOA enviado ao Congresso com orçamento do Fundo para 2010. Resolução aprovada autoriza expansão gradual do SDWEB a todo o Brasil

Foto: Renato Alves

Reuniao fgts

Ministro Lupi cumprimenta o presidente do Codefat, Luigi Nese

 

Brasília, 05/11/2009 - O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) se reuniu nesta quinta-feira (5) no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília. Na reunião foi debatido o envio ao Congresso Nacional do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA/2010), pelo Ministério do Planejamento. No PL 46/2009, enviado em agosto, estão previstos R$ 41,4 bilhões para o FAT para o próximo ano. Para 2009, o orçamento é de R$ 37,6 bilhões.

O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou da abertura da reunião destacando a boa fase do emprego no país, que já abriu este ano quase 1 milhão de postos de trabalho formais. "Queria destacar aos conselheiros o crescimento do emprego, como havíamos previsto. Estou falando há muito tempo que a crise acabou. Agora nem o mais pessimista poderá falar em crise. Meio milhão de empregos formais foi gerado nos últimos dois meses", comemorou.

Lupi ressaltou também a necessidade de se retirar o corte da DRU das receitas do FAT. O Fundo tem 40% da sua arrecadação destinado ao BNDES por força de Lei e outros 20% vai para a Desvinculação de Receita da União (DRU). Mesmo com arrecadação positiva o FAT se torna deficitário, pois os cortes entram como despesa no orçamento contábil do Fundo. "De nada adianta a desvinculação se depois o Tesouro tiver de cobrir o déficit", avaliou o ministro.

SDWEB - Resolução aprovada hoje autoriza o empregador a enviar para o Ministério o formulário do Seguro-Desemprego via Internet. Um projeto piloto foi desenvolvido no DF com a participação de 71 empresas e o resultado positivo será gradualmente estendido para todo país.

O sistema SDWEB ajudará a acelerar o processo de requisição do seguro-desemprego, já que a empresa poderá passar as informações necessárias para a liberação do benefício ao Ministério do Trabalho e Emprego no mesmo dia em que a dispensa for efetivada.

O objetivo do projeto é diminuir o tempo de requerimento e o de recebimento do benefício. Hoje esse processo chega a 45 dias, mas com o novo sistema a habilitação poderá ser feita em até 10 dias, mantido o tempo de 30 dias para recebimento de cada parcela.

Por meio de um sistema de certificação digital, que assegura a veracidade das informações prestadas, o empregador poderá enviar o Requerimento de Seguro-Desemprego (RSD) pela Internet. "A medida promoverá economia de tempo e redução de gastos para a empresa, que não precisará mais adquirir os blocos de formulários RSD nas papelarias", lembrou o ministro.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/6981 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas