Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Codefat tem novos integrantes

Decreto publicado no Diário Oficial substitui instituições que se desligaram do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador

Foto: Renato Alves

Reuniao do codefat

Na abertura da reunião do Codefat, Lupi falou sobre a importância do conselho na condução de políticas de geração de emprego e renda

 

Brasília, 09/12/2009 - O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) se reuniu nesta quarta-feira pela última vez este ano. Na abertura da reunião, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, apresentou o Decreto 7.026, publicado no DOU de 09/12/2009, que modifica a composição do conselho, substituindo as confederações da Indústria (CNI); do Sistema Financeiro (CNIF); do Comércio (CNC); e da Agricultura (CNA) que se afastaram do conselho em julho. Em seus lugares entram para o Codefat as confederações do Transporte (CNT); de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNS); a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg); e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC).

Lupi lembrou aos conselheiros o crescimento do emprego em 2009, mesmo com a crise financeira internacional, e a importância das deliberações do Conselho do FAT. "Vamos criar este ano mais de 1 milhão de empregos e tenho certeza que 2010 será o melhor ano do governo do presidente Lula. Sei que, com as suas decisões, este conselho terá um papel importante nesse crescimento", disse.

Os conselheiros aprovaram na reunião extraordinária a concessão, em caráter excepcional, do seguro-desemprego a pescadores artesanais durante a proibição da pesca; e uma proposta de Projeto de Lei que possibilita o repasse automático de recursos para execução das ações do programa do Seguro-Desemprego no âmbito do Sistema nacional de Emprego (Sine).

Pela nova sistemática proposta, os recursos aos órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, e entidades sem fins lucrativos, seriam repassadas sem a celebração de convênio, mediante depósito em conta-corrente específica, sem prejuízo da devida prestação de contas da aplicação dos recursos, nos termos constantes das resoluções do Codefat.

A intenção com a proposta é acelerar a execução financeira na alocação de recursos para o custeio de ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, que são de natureza continuada e obrigatória, tais como a intermediação de mão-de-obra, a qualificação social e profissional dos trabalhadores, o atendimento ao trabalhador requerente do benefício Seguro-Desemprego e manutenção dos postos de atendimento.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6981 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas