Evento é destinado a trabalhadores brasileiros que lá residem e trabalham. Ministro Carlos Lupi participará do encontro.
Brasilia, 13/09/2011 - Brasileiros e brasileiras que moram e trabalham na cidade de Boston, nos Estados Unidos, têm essa semana para saber seus direitos e deveres como trabalhadores migrantes. Teve início, ontem, a Semana do Trabalhador Brasileiro em Boston, uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego e do Conselho Nacional de Imigração (Cnig). Até domingo, várias atividades serão realizadas no estado com foco na orientação ao migrante. O ministro Carlos Lupi também participará do encontro a partir de sexta-feira.
Na prática, o evento tem o objetivo maior de informar aos brasileiros que lá residem sobre como se proteger de abusos, exploração ou de condições inadequadas de trabalho, que possam afetar seus direitos, sua segurança e sua saúde. Representa, ainda, o reconhecimento de suas atuações no exterior. Ou seja, que uma grande parcela de nossas comunidades é integrada por pessoas que legitimamente buscaram no estrangeiro outras oportunidades. Para o MTE e para o CNIg significa um passo adiante no estabelecimento de políticas e na criação de mecanismos que possam resultar em mais apoio e bem estar aos trabalhadores migrantes.
Especialmente para o CNIg, significa um momento em sua almejada transformação para um Conselho Nacional de Migrações, com capacidade para atuar nas políticas de imigração e emigração laboral. “As comunidades brasileiras têm um significado muito especial para o nosso país. São a personificação do Brasil no exterior, representam a nossa cultura, o valor do povo brasileiro, constituem pontes de comunicação com outros povos e culturas e incrementam nossas relações internacionais”, declara o presidente do Conselho, Paulo Sérgio de Almeida.
Outras informações sobre a Semana e a programação completa podem ser encontradas no Hot Site http://portal.mte.gov.br/boston/home.htm
Assessoria de Imprensa – MTE
(61) 3317-6537 / 2430