Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Começa qualificação para o setor de petróleo e gás natural em Pernambuco

Cerca de 2 mil trabalhadores na área da construção industrial participam nesta segunda, (22) da aula inaugural do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) do setor de Petróleo e Gás em Recife

Recife, 22/10/2007 - Cerca de 2 mil trabalhadores na área da construção industrial participam nesta segunda, (22) da aula inaugural do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) do setor de Petróleo e Gás em Recife. A iniciativa é um desdobramento do processo iniciado em 2005, a partir de uma articulação nacional, coordenada pelo Departamento de Qualificação, da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O objetivo dos PlanSeQs é articular o mapa da qualificação social e profissional do MTE ao mapa do emprego, implementando ações de qualificação em articulação direta com oportunidades concretas de geração de emprego e renda. O PlanSeQ no setor de Petróleo e Gás Natural já foi implantado no Rio de Janeiro e na Bahia. Em Pernambuco, a intenção é formar profissionais para serem aproveitados no estaleiro Atlântico Sul, que está em fase de construção e montagem.

As aulas que começam a partir desta segunda (22) vão qualificar 240 pedreiros, 820 armadores, 800 carpinteiros e 80 soldadores ponteadores em eletrodo revestido. A carga horária total é de 200 horas/aula, dividida em quatro módulos, um de reforço na escolaridade, língua portuguesa; matemática e lógica; saúde, Segurança e Meio Ambiente (SMS) e por último os conteúdos específicos e práticos para cada curso.

O Programa foi elaborado de acordo com as necessidades de formação profissional para o setor, a fim de minimizar a importação de recursos humanos de outros centros. Inicia com 20 turmas em Ipojuca e estão previstas, ainda para esse mês, mais 14 no Cabo. Cada turma é formada por 20 alunos com quatro horas diárias de aula, durante nove meses de curso. A conclusão está prevista para janeiro do próximo ano.

Os PlanSeQs promovem também a integração das políticas de qualificação às políticas de intermediação de mão-de-obra, pois prioriza a qualificação de pessoas inscritas no SINE e prevê, ao final do curso, o encaminhamento dos trabalhadores atendidos, no processo de seleção das empresas parceiras.

No estado, este grupo foi formado, além de representantes da Delegacia Regional do Trabalho em Pernambuco (DRT/PE), das prefeituras de Ipojuca e Cabo e da Agência do Trabalho/PE, representantes do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e Petrobrás e das empresas do Consórcio Tatuoca e do Estaleiro Atlântico Sul.

Assessoria de Imprensa da DRT/PE
(81) 3427-7984






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas