Cerca de 1.500 trabalhadores do Rio Grande do Sul deverão ser formados em atividades de eletricista, encanador, montador de andaime, ferreiro-armador, carpinteiro e eletricista predial. Curso vai atender demanda da plataforma P-53 da Petrobrás
Porto Alegre, 11/07/2008 - A Comissão Tripartite de Concertação Naval, formada por empresários, trabalhadores e representantes do governo, definiu em reunião realizada na última quinta-feira (10), na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS), as atividades que serão contempladas no Plano Setorial de Qualificação (Planseq) para o setor.
O novo curso deverá formar cerca de 1.500 trabalhadores dos municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul, nas atividades de eletricista, encanador, montador de andaime, ferreiro-armador, carpinteiro e eletricista predial. A necessidade de capacitação surgiu por conta da construção da plataforma P-53, e a perspectiva é que outras plataformas sejam construídas naquele pólo naval.
Devido à falta de pessoas qualificadas na região, muitas vagas de emprego têm sido preenchidas por trabalhadores de outros estados, sendo que o Planseq pretende suprir esta carência. Os cursos iniciam em agosto e está prevista a participação de trabalhadores desempregados previamente cadastrados no Sistema Nacional de Empregos (Sine).
Compromisso - A fim de que os trabalhadores sejam contratados ao final do curso, a Comissão Tripartite se reunirá na próxima quarta-feira (16) com empresas do setor, em Rio Grande, para a assinatura de um termo de compromisso.
"Com a garantia do emprego oferecida pelos empresários, os trabalhadores terão mais um incentivo para participar dos cursos" comemorou o chefe da Divisão de Atendimento ao Trabalhador da SRTE/RS, Luiz Müller.
A Comissão Tripartite foi constituída no final de junho, durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Rio Grande, para elaborar propostas para o Planseq, a ser desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6841/6537 acs@mte.gov.br