O tema principal é "Direitos Humanos e Políticas Públicas: o Caminho para Garantir a Cidadania GLBT"
Brasília, 05/06/2008 - A 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT) acontece em Brasília entre os dias 05 e 08 de junho, no Centro de Eventos Brasil 21, tendo como tema principal "Direitos Humanos e Políticas Públicas: o Caminho para Garantir a Cidadania GLBT". A abertura será nesta quinta-feira, às 20h, e a expectativa é que mais de mil pessoas participem do evento.
Convocada por Decreto presidencial de 28 de novembro de 2007, a Conferência será coordenada pela Subsecrataria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República com objetivo de discutir políticas públicas para a população GLBT, com a elaboração do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos GLBT, ao mesmo tempo em que pretende avaliar e propor estratégias para fortalecer o 'Brasil sem Homofobia', um programa de combate à violência e à discriminação contra a população GLBT e de promoção da cidadania homossexual.
Para nortear os debates, foi construído um Texto Base, a partir de encontros de representantes da sociedade civil organizada GLBT, das Secretarias Especiais de Direitos Humanos, de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e de Políticas para as Mulheres (SPM) e dos Ministérios do Trabalho e Emprego, Saúde, Educação, Justiça, Cultura, Previdência Social, Turismo, Cidades, Comunicações, Esportes e Ministério Público Federal. Esse trabalho foi coordenado pela Comissão Organizadora criada em dezembro de 2007, da SEDH, com a função de coordenar, promover e monitorar a realização da Conferência Nacional.
As discussões abordarão 16 subtemas, distribuídos em dez grupos de trabalho definidos pelo Texto-Base. Além de Direitos Humanos, os temas incluem Saúde; Educação; Justiça e Segurança Pública; Cultura e Turismo; Trabalho, Emprego e Previdência Social; Cidades Comunicação e Esportes; Igualdade Racial e Mulheres. Os temas transversais envolvem idosos; pessoas com deficiência física; infância, adolescência e juventude.
O resultado desses grupos de trabalho será a elaboração do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de GLBT. A Conferência também abordará a contextualização e perspectivas da conjuntura internacional, do Poder Legislativo, Poder Judiciário e do Ministério Público e ainda uma palestra sobre a introdução à orientação sexual e identidade de gênero.
Na programação está previsto mostras de filmes, exposições fotográficas, oficinas áudio visuais, teatro, dança e shows.
Confira a programação no link http://www.conferencianacionalglbt.com.br/programacao.php
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6394/ 6981 - acs@mte.gov.br