Novo sistema informatizado integrado é mais seguro e rápido
Curitiba, 02/10/2009 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) e as Gerências Regionais de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu já estão operando com o novo sistema de emissão de CTPS informatizada, chamado de CTPSWeb. O programa permite que a carteira de trabalho seja impressa com foto, assinatura e impressão digital do trabalhador, o que impede fraudes. Com o novo sistema, os dados dos solicitantes serão registrados em uma rede informatizada.
Segundo o superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, Alvyr Pereira de Lima Junior, com o novo sistema, os emissores de CTPS poderão dar entrada nos pedidos de CTPS em qualquer lugar do Paraná. "O sistema de emissão é ligado à Internet, e em virtude disso não são mais necessários computadores exclusivos para a emissão", explica.
Outro fator determinante no novo sistema é a obrigação da apresentação do CPF no momento do requerimento. "por meio do CPF temos todos os dados da pessoa, o que acelera o atendimento", explica a chefe da Seção de Políticas de Trabalho, Emprego e Renda (SEPTER), Hilda Bueno de Oliveira. Segundo ela, o objetivo agora é ampliar esse novo sistema às Agências e conveniados e reduzir o prazo de emissão das carteiras de trabalho gradativamente.
Para fazer o requerimento da nova CTPS é necessária a apresentação do CPF, o original, ou cópia autenticada, do RG ou certidão de nascimento e um comprovante de endereço. Não são mais necessárias duas fotos 3x4, pois a foto é feita no momento da solicitação por um dos atendentes.
Atendimento ao público - Passados dois meses da mudança no horário de atendimento para requerer a carteira de trabalho (CTPS) e protocolar o recurso do seguro-desemprego devido ao surto de Gripe A no Paraná, o horário de atendimento da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR) volta ao normal: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Com a mudança, voltarão a ser entregues 90 senhas por dia na sede da SRTE/PR.
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