Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Dia da Informática é comemorado neste sábado

Criada com objetivos militares, atualmente a informática é usada para facilitar a vida do homem contemporâneo. Com a Internet, relação entre Administração Pública e cidadão ficou mais transparente

Brasília, 14/08/2009 - Fazer compras sem sair de casa, interagir com qualquer pessoa do mundo por meio de um computador e até ouvir o coraçãozinho do bebê dentro do útero da mãe. Conquistas surpreendentes que só foram possíveis graças à evolução tecnológica. E neste processo, a informática tem lugar de destaque. De tão presente no cotidiano do homem contemporâneo, passa despercebida no dia-a-dia.

No dia 15 de agosto de 1946 o mundo conheceu o primeiro equipamento que pode ser realmente chamado de computador: o Eniac. Embora funcionasse a válvulas, era totalmente eletrônico e permitia o processamento de dados com eficiência.

Desenvolvido para auxiliar os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o Eniac é apenas umas das várias máquinas criadas pelos governos com finalidades científicas e militares. Basta lembrar que ainda hoje os computadores são usados para calcular a trajetória de projéteis, analisar rotas, rastrear e orientar naves e tanques e armazenar dados militares.

De geração em geração - A celeridade tecnológica torna difícil apontar o computador mais moderno do mercado. Com tantas inovações, a única certeza que temos é que, até o momento, os estudiosos já definiram cinco gerações distintas da informática:

1 - Entre 1940 e 1952, quando os aparelhos funcionavam por meio de válvulas e as informações eram gravadas em cartões perfurados.

2 - Entre 1953 e 1964, marcada pela diminuição do tamanho dos computadores, o que facilitou o seu uso na área administrativa e gerencial. Antes, as máquinas ocupavam salas inteiras e, por esse mesmo motivo, seu uso era restrito ao campo científico e militar.

3 - Entre 1964 a 1971, quando os circuitos integrados apareceram como principais diferenciais.

4 - Até 1981, quando os computadores foram reduzidos de tal forma que receberam a denominação de microprocessadores. Acompanhando o surgimento de novas linguagens, o momento foi propício para o nascimento da teleinformática, que é a possibilidade de troca de dados através de redes eletrônicas.

5 - A partir de 1981, quando o acesso social aos computadores se concretizou, com a fabricação em escala industrial dos computadores pessoais. Neste período também o VLSI (Very-Large-Scale Integration, um tipo de circuito digital), a alta velocidade em banda larga e interatividade aparecem como diferenciais e atrativos das novas máquinas.

Tanta evolução pode ser percebida pelos usuários do website do Ministério do Trabalho e Emprego. Graças à informática o cidadão pode consultar o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais, procurar carteira de trabalho perdida, verificar acordos e convenções coletivas, dados disponíveis sobre fiscalização do trabalho, economia solidária e trabalho para imigrantes, entre outras informações publicadas nas páginas virtuais do MTE, sem sair de casa.

Na página de notícias do website do MTE, mais de um milhão de pessoas todos os meses se informam sobre as principais ações desenvolvidas pela instituição. Entre as principais vantagens da informática está a transparência na relação entre administração e cidadão.

Etimologia - Em 1962, por meio da junção do radical do verbo informer (informar) por analogia com mathématique (matemática) e électronique (eletrônica) o francês Philippe Dreyfus apresentou a palavra que seria imprescindível para a vida contemporânea: informatique (informática).

Em livre associação, a língua portuguesa costuma definir a origem da palavra informática pela união das palavras informação e automática, já que essa é uma ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas